Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho realiza primeiro passo para ações de melhoria da qualidade de vida de magistrados e servidores da JFCE
Na última quarta-feira (11), o Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho reuniu magistrados e servidores da JFCE para a etapa de Diagnóstico e Avaliação dos Níveis de Estresse e Qualidade de Vida. Segundo o Comitê, essa foi a fase mais importante do Plano de Ação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, no âmbito da Seção Judiciária do Ceará.
Conduzido pela Professora Doutora Marilda Lipp, o workshop revelou aspectos e ferramentas para diagnosticar os níveis de estresse dos participantes. Dentre vídeos e imagens ilustrativas sobre o tema, a especialista em estresse e qualidade de vida, diretora fundadora do Centro Psicológico de Controle do Stress, falou sobre as quatro fases do estresse: o alerta, a resistência, a quase exaustão e a fase mais crítica: a exaustão – o Modelo Quadrifásico de Lipp. Segundo ela, o estresse é gerado por uma modificação interior, “uma dificuldade de lidar com os aspectos ‘estressores’ da rotina”.
Ao final da palestra, um questionário de avaliação do nível de estresse foi distribuído entre os presentes, que responderam sobre atividades, rotinas e sintomas. 150 pessoas fazem parte da amostra que pretende identificar quais as áreas mais críticas e propensas ao estresse. O Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp é um método criado pela professora Marilda Lipp para identificar em qual fase do estresse encontra-se o indivíduo. Os resultados da pesquisa devem nortear as ações futuras do programa.
Agradecimentos
A juíza federal Germana Moraes, coordenadora do Comitê, falou sobre a importância das ações empreendidas, inéditas na 5ª Região. Em seguida, a magistrada convocou a equipe completa da comissão e agradeceu o empenho dos servidores que têm doado seu tempo e conhecimento em prol da qualidade de vida dos colegas.
O Diretor do Foro da JFCE, juiz federal Leonardo Resende Martins, também foi homenageado, com uma placa, em agradecimento ao apoio incansável da Direção do Foro à implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e às ações do projeto.