A Justiça Federal brasileira terá uma identidade visual única, traduzida em uma nova logomarca, a ser utilizada por todas as instituições que a compõem – Conselho da Justiça Federal (CJF), tribunais regionais federais e respectivas seções judiciárias. Em sessão realizada no dia 27 de setembro último, o Colegiado do CJF decidiu que os cinco TRFs e o próprio CJF terão um prazo de 60 dias para apresentarem propostas de logomarca, que serão submetidas à seleção do Colegiado. As propostas poderão ser elaboradas por qualquer servidor ou magistrado do CJF ou da Justiça Federal de primeira e segunda instâncias, e encaminhadas à Secretaria-Geral do CJF (no caso de servidor deste órgão) ou à Presidência do TRF a que esteja vinculado, até o dia 3 de dezembro de 2010.
O lay-out deve permitir a possibilidade de aplicação em cores, preto e branco, fundo escuro, tons de cinza e reduzido, sem que prejudique sua leitura. As propostas devem ser encaminhadas impressas em papel A4 branco sem identificação. Devem ser postadas em um envelope contendo, em folhas separadas, a identificação do autor (nome, endereço, telefone, órgão a que pertence, etc…) e a justificativa conceitual. Será dado um número a cada trabalho e este número servirá como identificação dos autores dos trabalhos escolhidos. O trabalho selecionado deverá ser enviado posteriormente em arquivo vetorial (Corel Draw, Illustrator ou aplicativo compatível). O autor do trabalho selecionado deverá entregar ao CJF declaração de cessão gratuita dos direitos autorais.
Na sessão do CJF, os conselheiros examinaram o projeto Identidade Institucional da Justiça Federal, elaborado pela Assessoria de Comunicação Social do CJF. O projeto tem o objetivo de dar início a uma política de comunicação institucional para a Justiça Federal que integre suas instituições em torno de uma só marca e um só nome. Pretende-se, com o projeto, construir uma identidade institucional unificada e sólida, reforçando a credibilidade e a imagem institucional e ampliando a comunicação com os seus diversos públicos.
Durante a sessão, foram apresentadas aos conselheiros uma síntese do projeto e quatro sugestões de logomarca, selecionadas pelo Comitê de Planejamento Estratégico da Justiça Federal e pelo Centro de Produção da Justiça Federal, integrado pelas assessorias de comunicação social do CJF, dos TRFs e de suas respectivas seccionais. No entanto, os conselheiros preferiram obter novas propostas, decidindo, portanto, estabelecer o prazo de 60 dias para a sua apresentação.