O Processo Judicial eletrônico é uma realidade em toda a JFCE e, desde o último dia 4 de abril, passou à obrigatoriedade também nos processos de Execução Fiscal e Execução Penal. Com a ampliação da abrangência, conforme Portaria nº 1256, de 18 de dezembro de 2015, os servidores das unidades do interior do Estado estão recebendo, durante este mês, treinamento para uso do sistema eletrônico.
O servidor Jairo Pimentel, do Núcleo de Tecnologia da Informação, é voluntário como instrutor interno do treinamento, continuando o trabalho iniciado nas varas da Capital. Ao todo, 78 servidores serão treinados para a utilização da ferramenta. No primeiro momento, os servidores receberam aulas teóricas por videoconferência, durante 3 dias, totalizando 12 horas-aulas. Já o treinamento prático se dará nas próprias varas, seguindo o cronograma: Juazeiro do Norte, Iguatu, Tauá e Crateús, nesta semana, e Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Itapipoca, durante a próxima semana.
Com a obrigatoriedade do PJe na propositura e trâmite de Ações Civis Públicas, Ações de Improbidade Administrativa, e mais recente, Execuções Fiscais e Execuções Penais, a Seção Judiciária do Ceará continua a ampliação paulatina da ferramenta, possibilitando a gradativa familiarização dos servidores, magistrados e da comunidade jurídica com o sistema.
Saiba mais >>> Varas de Execução Fiscal e Penal preparam-se para virtualização