A Justiça Federal no Ceará (JFCE) concluiu o processo de entrega do Selo Unidade Verde 2023, uma iniciativa do Setor Técnico Socioambiental. Cerca de 50 unidades foram reconhecidas por atenderem aos requisitos das Portarias da Direção do Foro nº 447 e nº 523, demonstrando comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
Durante o processo que teve início na Semana do Meio Ambiente, as unidades administrativas, varas e subseções organizaram seus espaços de trabalho, realizando o descarte adequado de bens e materiais não utilizados, bem como adotando a separação de resíduos destinados à coleta seletiva de forma individual. A Comissão de Gestão Socioambiental da JFCE verificou o cumprimento dos requisitos da portaria.
O Diretor do Núcleo Judiciário (NUJUD), Ilton Aparecido, que foi um dos premiados afirmou: “Foi uma honra e um reconhecimento do nosso compromisso com a sustentabilidade, mostrando que estamos no caminho certo para preservar o meio ambiente”. A Vânia Braga relatou “Receber o Selo Unidade Verde, antes de mais nada, significa o compromisso da área com as demandas atuais no que tange às questões relacionadas ao consumo consciente, redução progressiva de desperdícios e preocupação com o meio ambiente. Portanto, trata-se da nossa responsabilidade social, perante a sociedade e a comunidade local, enquanto órgão público, como disseminador de boas práticas.”
“A Seção de Licitações iniciou em janeiro de 2023 um programa de 5s, visando organizar e renovar o ambiente de trabalho, abrindo espaço para uma gestão mais eficiente e agradável para a equipe. O Projeto Selo Verde caiu como uma luva, servindo como guia de padronização e coroando o resultado obtido”, comemorou o Supervisor do setor, Geovani Costa Bezerra.
O envolvimento dos servidores e magistrados foi crucial para o sucesso da iniciativa, evidenciado pela devolução de diversos bens e materiais de expediente, tais como microcomputadores, monitores, scanners, toners para impressora, mouses, teclados, móveis, entre outros. “Excelente ter reconhecido de alguma forma um esforço colaborativo da equipe! A placa selo verde foi o símbolo desse reconhecimento!”, reforçou Lucas Carvalho, supervisor da Seção de Provimento e Informações Funcionais.
Na área judicial, a servidora Gina Emanuela ressaltou que “a equipe da 26ª vara sentiu-se imensamente lisonjeada por ter sido uma das unidades jurisdicionais que conseguiu atingir as metas e padrões de práticas de desenvolvimento sustentável e, assim, ter recebido o Selo Unidade Verde da JFCE”. Opinião reforçada por Silvana Alves, diretora de secretaria: “É com muito orgulho que nós, da 21ª Vara, recebemos o Selo Unidade Verde, como forma de reconhecimento de um estilo de vida que adotamos e, como consequência, podemos alcançar excelentes resultados no trabalho e para o nosso planeta”.
O Selo Unidade Verde não apenas reconhece o comprometimento das unidades com a sustentabilidade, mas também promove uma reflexão sobre a importância da gestão ambiental nas práticas diárias da Justiça Federal no Ceará.