No dia 14/4, o Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região designou, por meio do Ato nº 152/2021, a recondução do juíz federal Dartanhan Vercingerórix de Araújo e Rocha para a função de Coordenador do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Fortaleza da Seção Judiciária do Ceará (JFCE).
O juiz federal Dartanhan Rocha está à frente do CEJUSC desde 2016, mas o último ano foi o mais desafiador, como explica o magistrado, ressaltando o empenho de todos diante das dificuldades enfrentados no contexto da pandemia de COVID-19. “A despeito das restrições causadas pelo distanciamento social, o CEJUSC segue, com o apoio da Direção do Foro, de seus servidores e conciliadores, oferecendo às partes a possibilidade de resolver os conflitos de forma pacífica e mais célere.”
Desde março de 2020, o centro tem atuado de forma remota, realizando audiências de conciliação telepresenciais envolvendo os processos tanto das varas da capital como do interior da JFCE. “Apenas de janeiro a abril de 2021 foram homologados R$ 583.804,91, totalizando 74% de êxito dos acordos realizados”, destaca Aguinaldo Damasceno, supervisor do CEJUSC.
Nesse período foi possível propiciar, ainda, a formação de conciliadores. O último deles, Ângelo Gutierre Sampaio de Oliveira, afirma: “O estágio me proporcionou uma ótima experiência, tanto no método de abordagem, como na celeridade da adequação para o meio virtual. Vi o quanto a organização e a seriedade da Justiça Federal na gestão das audiências, permitiram às partes sentirem-se satisfeitas, ao mesmo tempo em que, mantiveram a qualidade já apresentada na modalidade presencial”.