O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) alcançou a 8ª posição no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2021, sendo o mais bem colocado entre os TRFs. A Corte saiu da 92ª posição, em 2020, para figurar entre as dez instituições que disponibilizam de forma mais clara e transparente as informações nas suas páginas na internet.
Os itens avaliados foram distribuídos em nove temas, compostos por 83 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; informações sobre licitações e contratos, entre outros. O resultado final apontou que o TRF5 cumpriu mais de 80% dos quesitos abordados. A avaliação foi realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da aplicação de questionários eletrônicos em cada unidade do Poder Judiciário.
O Ranking, instituído pela Resolução nº 260/2018 do CNJ, foi criado para estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão.