O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) comemorou na última segunda-feira, 18/03, 30 anos de sua instalação. Três décadas podem parecer pouco tempo, mas no decorrer desse período a corte se destacou no cenário jurídico como pontuou o diretor do foro da Justiça Federal no Ceará, juiz federal Eduardo Vilar: “O Tribunal da 5ª Região permitiu maior eficiência do judiciário federal no Nordeste, em especial, nos estados por ele englobados. Os temas próprios da nossa região puderam ser tratados com a profundidade necessária e o Tribunal tornou-se referência para o sistema judiciário do país, alcançando os mais elevados índices de eficiência, conforme evidenciado nas últimas edições do relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça”.
O evento aconteceu no Salão do Pleno onde os convidados puderam acompanhar a entrega de placas comemorativas a cada um dos dez magistrados da primeira composição da Corte, entre eles, dois cearenses: Hugo de Brito Machado, representado pelo filho Schubert de Farias Machado, e o desembargador federal Orlando de Souza Rebouças.
A cerimônia contou, também, com o lançamento do Selo e Carimbo Comemorativos dos 30 anos do Tribunal. Ao final da solenidade, o presidente do TRF5, desembargador federal Manoel Erhardt, discursou, destacando a trajetória da Corte, desde a instalação até as conquistas atuais. “O que mais nos sensibiliza é enfatizar a importância dos dez fundadores desta Corte. é difícil imaginar, em tempo de hoje, com tanta tecnologia, com tantos recursos materiais disponíveis, como aqueles magistrados conseguiram suplantar as dificuldades para dar início a uma nova instituição. é algo muito marcante na vida de cada um”. Erhardt também destacou o trabalho de todos os que integram o Tribunal. “Renovo meus agradecimentos a cada um dos servidores. Estendo também os agradecimentos a cada um dos terceirizados, que são tão importantes para o êxito dos nossos trabalhos, e a todos os magistrados dessa Corte”, finalizou.
Memorial do TRF5
Ainda por ocasião das comemorações, a Corte inaugurou o Memorial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, instalado no térreo do edifício-sede, no Recife/PE. O espaço contempla uma linha do tempo, além de fotos e ambientes virtuais e interativos, que registram fatos e personalidades que marcaram a história do Tribunal. Os primeiros processos e a biografia dos desembargadores também compõem o acervo do Memorial.
Com informações da Ascom TRF-5