Uma prática comum na Seção de Treinamentos da Justiça Federal no Ceará é o intercâmbio entre instituições governamentais. Os cursos ofertados pela Seção de Treinamento, normalmente, abrem inscrições para que outros servidores de outras entidades tenham oportunidade de aprender e se qualificar, promovendo uma troca de experiências e uma parceria forte, melhorando assim, o serviço jurisdicional prestado por esses servidores.
É um momento rico para todos os servidores, onde promove uma de troca de conhecimentos única, contribuindo para o estreitamento dos laços institucionais.
O último treinamento ocorreu no dia 30 de abril. O tema foi Gestão Aplicada de Processos, ministrado pela já reconhecida instrutora Raquel Rolim. Estiveram presentes os servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas e da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral.
Kátia Brito, Chefe da Seção de Desenvolvimento e Organização da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional Eleitoral explica que esta parceria é feita através da Seção de Capacitação e faz parte do Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG do TRE.
Para ela, esse intercâmbio é muito importante por que desenvolve trocas de conhecimentos. “Embora existam diferenças entre os processos da Justiça Federal e do TRE, este treinamento ajuda a realizar a capacitação dos cartórios de acordo com a Gestão de Processos podendo ser adaptado à realidade do Eleitoral”.
Uma outra grande contribuição que Kátia percebe no treinamento versa sobre a escolha da ferramenta de gestão que será implantada no TRE em nível de secretaria. “O modelo apresentado pela instrutora, o e-Saj, me chamou atenção por que é bem didático”.
João Ribeiro Lima Júnior Chefe da Seção de Orientação, Supervisão e Fiscalização de Cadastro Eleitoral da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral percebe esse intercâmbio como um momento “importante para que haja uma troca de experiências e informações das melhores práticas, para que o serviço público possa funcionar de forma mais eficiente e melhorar a prestação jurisdicional aos usuários da Justiça como um todo”.
“Em relação à aplicação, é plenamente pertinente por que nós trabalhamos com atividades semelhantes e com certeza será de grande valia na aplicação das nossas atividades no dia-a-dia em todas as seções em que há fluxo de processos”.