Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Foto Encotro com as Bases CJF

O Diretor do Foro, juiz federal Alcides Saldanha, e a Diretora do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da Justiça Federal no Ceará (JFCE), Deive Rose Queiroz da Silva Tindou, participaram do Encontro com as Bases com foco em Gestão de Pessoas, promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O evento, realizado nos dias 18 e 19/11, reuniu representantes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e de Seções Judiciárias de todo o país.

Além da troca de experiências entre as áreas de gestão de pessoas (benchmarking), o evento teve o escopo de empreender tratativas de padronização de um Sistema único de Gestão de Pessoas, com o objetivo de otimizar e uniformizar procedimentos, desburocratizar rotinas, proporcionando ainda mais celeridade aos processos.

Deive Queiroz avaliou positivamente o evento: “reunir todas as unidades da Justiça Federal, estreitar laços, conhecer a realidade e as particularidades de cada órgão são importantes passos para maturar grandes projetos conjuntos. Uma oportunidade louvável”, concluiu.

Durante a abertura do encontro, Alexandre Fagundes, diretor-executivo de Administração e de Gestão de Pessoas (interino) do CJF, destacou o dinamismo e as iniciativas da atual gestão em prol da desburocratização dos trabalhos. Ao pontuar as ações do Conselho, informou que, em breve, deve ser implementado um projeto piloto que inovará o Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SGRH), disponibilizado pelo TSE e utilizado pelo CJF desde 2013. “Estamos com tratativas com a Justiça do Trabalho para substituir o sistema pelo SIGEP, que nada mais é que o próprio SGRH do TSE com algumas melhorias e alterações na linguagem, o que vai tornar a operação e a manutenção do sistema mais simples”, explicou o diretor.

Em seguida, a secretária de Gestão de Pessoas, Rose Marie, ressaltou a necessidade do trabalho conjunto entre o Conselho e os TRFs no que se refere a temas relevantes em gestão de pessoas, a fim de que seja conhecida particularidades de cada unidade da Justiça Federal. A SGP compilou temas relevantes no que tange à Gestão de Pessoas com base nas dúvidas encaminhadas pelos Tribunais Posteriormente, serão formados Fóruns de Discussão no ambiente virtual do Programa de Desburocratização e Simplificação da Justiça Federal (FLUI JF). Os resultados dos debates nestes grupos vão instrumentalizar um processo que será apreciado pelo CJF, a fim de que sejam uniformizadas as orientações sobre gestão de pessoas para todos os TRFs.

Carteira Funcional

O CJF promoveu ainda uma videoconferência entre a Casa da Moeda e os representantes dos TRFs para tratar da emissão das carteiras funcionais. Dúvidas sobre o padrão das fotografias e das assinaturas digitais foram esclarecidas. Até sexta-feira (22), os TRFs devem encaminhar duas amostras de fotografias feitas no âmbito do tribunal e outras duas de cada uma de suas seções judiciárias à Casa da Moeda, a fim de que seja verificada a adequação da imagem.

Com base na resposta da Casa da Moeda, CJF e TRFs têm até o dia 29 de novembro para encaminhar todas as fotografias e assinaturas via sistema web, que será criado pela Casa da Moeda. É importante observar que todos estão chamados a cumprir o prazo, a fim de que seja confeccionado o número máximo de carteiras funcionais dentro do orçamento deste ano.

Com informações do CJF

Top