Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Foto 2 matéria

A Justiça Federal no Ceará (JFCE) inaugurou no último dia 30 /10, as novas instalações do seu Data Center. Foram investidos mais de R$ 2 milhões em equipamentos de última geração que irão proporcionar mais disponibilidade e segurança para garantir o acesso aos serviços prestados a seus jurisdicionados.

Durante a cerimônia, o diretor do foro, juiz federal Alcides Saldanha, ressaltou que com “o avanço crescente da digitalização dos processos e o tráfego de informações sensíveis e críticas na Justiça Federal no Ceará, tornou-se indispensável manter a principais características tecnológicas que definem um Data Center, que agora estarão disponíveis com as novas instalações; garantindo a segurança de todas as informações trafegadas e armazenadas para que não haja acessos indevidos, ou descontinuidade dos serviços”.

O Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Guilherme Lacerda, destacou um dos principais requisitos da solução tecnológica, a alta disponibilidade. “A redundância de todos os ativos e links manterão os serviços acessíveis 99,9% do tempo, contando dupla abordagem para internet e links conexão com as Subseções no interior, mantendo todas as unidades conectadas simultaneamente, de forma que, caso alguma operadora apresente falha, automaticamente outro operadora ativa assume em tempo real”.

O novo Data Center da JFCE conta com ambiente preparado para detecção precoce e combate a incêndios. Outra característica é a climatização redundante que manterá todos equipamentos em um ambiente com refrigeração inteligente e um controle rigoroso da temperatura, qualidade do ar e umidade. A alimentação elétrica conta com a redundância energética, que garante o fornecimento ininterrupto de energia, contado com no-breaks e grupo gerador, classificando a unidade no padrão global como Tier II, tornando o Data Center Auto Suficiente na alimentação elétrica. As novas instalações possuem, ainda, monitoramento em tempo real de todas as informações e recursos disponíveis, e um moderno controle de acesso biométrico.

Participaram da cerimônia, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo Filho; o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Roberto Machado; além da vice-diretora do foro, juíza federal Niliane Meira Lima; do vice-presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil na 5ª Região, juiz federal Júlio Coelho; do juiz federal Eduardo Vilar; a Diretora da Secretaria Administrativa da JFCE, Raquel Rolim e o Diretor do NTI, Guilherme Lacerda; e o desembargador federal aposentado, Hugo de Brito Machado, o primeiro a utilizar computador na JFCE, quando era juiz federal da Seção Judiciária.

Top