O Tribunal de Contas da União (TCU) irá realizar, nesta quinta-feira, 5/5, às 14h30, o evento on-line “Prevenção e Combate ao Assédio: Práticas e Modelo para Implantação”. O encontro, que visa discutir o impacto do assédio nas organizações, apresentar o modelo teórico desenvolvido pelo Tribunal para a implantação do sistema de prevenção e combate ao assédio moral e sexual nos órgãos e instituições pertencentes à Administração Pública e debater sobre as práticas desenvolvidas pelos órgãos e empresas participantes da fiscalização, será transmitido ao vivo pelo canal do TCU no YouTube.
Na oportunidade, o Tribunal apresentará um sistema de prevenção e combate ao assédio moral e sexual desenvolvido a partir de conversas com especialistas, estudos e boas práticas adotadas por instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.
O guia é baseado na implementação de quatro mecanismos: institucionalização, prevenção, detecção e correção, para estabelecer um ambiente de trabalho saudável, sustentável e respeitoso entre os colaboradores da Administração Pública Federal. A partir desse modelo, o TCU deve incluir em auditorias futuras a análise do nível de maturidade das organizações da administração pública federal em relação à implementação de iniciativas de prevenção e combate ao assédio, seguindo as determinações do Acordão 456/2022.
Ao longo dessa semana, 2 a 6/5, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) vem realizando ações informativas, abordando condutas e consequências do assédio moral e sexual, para estimular o desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, em adesão à campanha da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Confira a programação e faça sua inscrição clicando aqui.
ACESSIBILIDADE | Escute essa matéria em áudio aqui. |