Apresentação do diretor da Officeless Flávio Ludgero
O projeto Talks de Inovação da Justiça Federal no Ceará (JFCE) teve início nessa sexta-feira, 06/08, tratando do tema “Teletrabalho Pós-Pandemia: uma nova realidade”, com o diretor da Officeless e Especialista em Trabalho Remoto, Flávio Ludgero. O encontro, realizado virtualmente, abordou os desafios e oportunidades do trabalho remoto.
Em sua fala, Flávio Ludgero enfatizou que o modelo de trabalho que experimentamos na pandemia não é o trabalho remoto propriamente dito, já que este pressupõe uma liberdade que a pandemia inviabilizou. “O trabalho remoto pandêmico não é a mesma coisa que remoto first. Este último é balizado na liberdade de escolha, numa cultura em que a necessidade de estar no ambiente de escritório é cada vez menor e que os encontros presenciais servem para nutrir o contato”, pontuou. Disse ainda que “o remoto está mais ligado ao pensamento do que no lugar” e concluiu que “o futuro é remoto”. Durante sua exposição, ele trouxe exemplos de empresas que tem migrado para esse novo modelo, além de instituições públicas, inclusive alguns dos tribunais superiores do judiciário brasileiro.
Intermediaram as discussões, a juíza federal e vice-diretora do foro, Gisele Sampaio; e os juízes federais Eduardo Vilar, coordenador do Núcleo Seccional da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região no Ceará; e Leonardo Resende, curador do Laboratório de Inovação da JFCE.
Logo na abertura, Eduardo Vilar contextualizou o modelo adotado pelo Talks de Inovação e adiantou que o projeto pretende trazer outros temas relacionados à inovação, saúde, tecnologia e atividade jurisdicional para que esses momentos sirvam também como ocasiões de descompressão.
Já a juíza Gisele Sampaio afirmou que muitas pessoas da Seção Judiciária do Ceará estão empolgadas com o tema da inovação e, ao lado, do juiz Leonardo Resende adiantou um pouco do projeto-piloto “Recriar-CE” que será apresentado na próxima terça, 10/8, mais detalhadamente durante o evento “Acendendo o Candeeiro: Lançamento da Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região”.
TALKS DE INOVAçãO – O projeto é uma iniciativa do Núcleo Seccional da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região no Ceará (Esmafe-Ce), do Laboratório de Inovação da JFCE (InovaJus) e do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da JFCE (+VidaJus).