Foto: Visita à área das bombas no subsolo – Raquel Rolim, Diretora da Secretaria Administrativa,
Robson de Jesus Gomes, Diretor do NIAP, Davisson da Mata, Analista Judiciário – Apoio Especializado
na área de Engenharia Civil e Wellington Teles, Técnico em Edificação.
A Justiça Federal no Ceará (JFCE), buscando o aperfeiçoamento de suas práticas sustentáveis, ativou, nesta sexta-feira, 24/6, o sistema de reuso de águas pluviais e dos condicionadores de ar do edifício-sede, no Centro. A água captada será reutilizada nos mictórios e descargas dos banheiros sociais do prédio, promovendo além da economia de custos a preservação dos recursos naturais.
O sistema contém 24 caixas de água, distribuídas entre a cobertura e os entrepisos. Cada caixa possui capacidade para armazenar mil litros de água, totalizando 24 mil litros, que irão atender 52 banheiros do edifício. Antes da reutilização, o sistema realiza uma filtragem retirando os resíduos advindos da coleta externa.
“A água coletada na cobertura e entrepisos passa pelas tubulações até chegar no subsolo, onde ficará armazenada na cisterna com capacidade de 31 mil litros, que por meio de um conjunto de bombas eleva a água até as caixas da cobertura, distribuindo por gravidade aos pontos de utilização”, explica Robson de Jesus Gomes, Diretor do Núcleo de Infraestrutura e Administração Predial da JFCE.
Esse sistema de coleta também será implementado nas Subseções Judiciárias, inicialmente com a captação de águas pluviais para a irrigação dos jardins. O projeto será elaborado ainda esse ano e executado em 2023.
Foto: área das bombas no subsolo
:: Ações de sustentabilidade na JFCE
Em 2021, segundo o relatório de desempenho emitido pela Divisão de Estatística do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a JFCE alcançou 80% do cumprimento de metas referentes aos indicadores socioambientais. A Seção Judiciária conseguiu ultrapassar as metas de redução e crescimento estipuladas em 12 dos 15 indicadores: consumo de papel; consumo de copos descartáveis; quantidade de impressão; consumo de energia elétrica; consumo de água e esgoto; gasto com contrato de limpeza; gastos com contratos de vigilância; gasto com telefonia fixa e móvel; gastos com manutenção veicular; consumo total de combustível; quantidade de ações voltadas para qualidade de vida e quantidade de ações de sensibilização e capacitação em sustentabilidade.
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