A 16ª Vara Federal do Ceará promoveu no último dia 4 de outubro o ‘Dia S’: título escolhido pelos servidores para o dia de início da implantação da ferramenta de gestão conhecida como ‘5S’.
O ‘programa 5S’, uma filosofia de trabalho de origem oriental, visa à melhoria contínua da gestão da qualidade. Tal sigla advém de cinco palavras japonesas que orientam sobredito conceito e que começam com a letra ‘S’: seiri, seiton, seiso (ou seisou), seiketsu e shitsuke; que em português traduzem-se em cinco sensos, quais sejam, respectivamente: utilização, ordenação, limpeza, saúde/bem-estar e autodisciplina.
O ponto inicial da implantação do programa foi a realização do “Curso de Gestão da Qualidade no Serviço Público”, idealizado pela Direção do Foro da Seção Judiciária Federal do Ceará, e ministrado pelo Professor Romeu Alencar, de 9 a 11 de agosto do corrente ano. Veja notícia.
A partir dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso, os servidores e os Juízes Federais da 16ª Vara Federal, Dr. José Eduardo de Melo Vilar Filho e Dr. Tiago José Brasileiro Franco, resolveram implantar a metodologia ‘5S’ em toda a Vara. Para tanto, foram realizadas várias atividades visando sensibilizar a equipe.
Após este período de sensibilização, foi realizado um dia diferente, em que os vários setores da Vara formaram equipes, vestiram a camisa da Justiça Federal, e, durante todo o dia, colocaram em prática os conhecimentos obtidos. As atividades desenvolvidas, sempre com muita interação, foram desde a limpeza física do local de trabalho, passando pela reorganização das estantes, escaninhos e pastas virtuais, até o desenvolvimento de novas técnicas para realização das diversas tarefas da Vara. Os times foram identificados por cores características e a cada meta atingida era atribuída uma pontuação, trazendo mais dinamismo ao momento.
Ao final do dia, o resultado foi extremamente positivo. Secretaria, Assessoria e Gabinetes haviam incorporado as idéias de utilização, ordenação, limpeza, saúde/bem-estar e autodisciplina, inerentes ao ‘Programa 5S’. A partir de agora, durante o período de 30 dias, serão realizadas verificações que objetivarão a sedimentação dos conceitos na rotina de trabalho da Vara, concretizando, assim, o último ‘S’ da ferramenta, a autodisciplina, garantindo a continuidade dos resultados alcançados.