“ADOLESCÊNCIA… NESTA FASE DA VIDA, O SUJEITO ESTÁ PASSANDO POR VÁRIAS E PROFUNDAS MUDANÇAS, ONDE AS PERGUNTAS “QUAL PROFISSÃO SEGUIR, DENTRE TANTAS?” E “QUE TIPO DE PROFISSIONAL EU QUERO SER?” NÃO PARAM DE SOAR EM SUAS MENTES E SÃO BEM DIFÍCEIS DE RESPONDER. ” (INÊS MEIRELES)
Nessa segunda-feira, 14 de novembro, aconteceu a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Orientação Profissional, para os adolescentes estagiários do Programa Primeiro Passo, e da Capacitação “Ampliando Horizontes na Justiça Federal”, tanto para esses adolescentes quanto para os servidores da JFCE. O evento ocorreu no auditório do Edifício Sede da JFCE, e contou com a participação do Diretor do Foro desta Seccional, Juiz Federal Leonardo Resende Martins.
A Solenidade foi prestigiada pela Coordenadora do Programa Jovem Estagiário do 1º Passo, Flávia Maria de Castro e Costa, pela Assistente Social da 5ª Vara da Juventude e Infância, Fátima Martins de Oliveira, e pela Pedagoga Angelina Maria Barbosa de Lima (5ª Vara da Juventude e Infância).
Os diretores dos Núcleos Judiciário, Vander Chaves, Tecnologia da Informação, Guilherme Otávio Tavares Lacerda, e Gestão de Pessoas, Lafayette Lavor, o Diretor da Secretaria Administrativa da JFCE, Antônio Carlos Marques, e a Diretora da Secretaria da 1ª Vara Federal, Adriana Leal, bem assim o Diretor de Secretaria da 1ª Turma Recursal da JFCE, Francisco de Assis Vieira Pinto, estiveram presentes ao evento. Servidores da JFCE, que participaram da Capacitação, também prestigiaram a Solenidade, e partilharam, juntamente com os adolescentes, desse evento que contribuiu para a formação pessoal e o futuro profissional dos adolescentes estagiários da JFCE.
Os psicólogos (e servidores da JFCE) Inês Meireles e Franzé (Francisco José Medeiros de Andrade) e David Pereira Cruz, (servidor e Assistente Social da JFCE) partilharam os bons frutos dos cursos ofertados.
Interagir e capacitar – receitas que deram certo
“O adolescente é convocado a fazer sua escolha profissional e sabemos o quanto isso é difícil de ser realizado, pois além de lidar com os vários conflitos inerentes à essa fase da existência humana, tem também que pensar e decidir qual profissão seguir” (Inês Meireles – idealizadora da Orientação Profissional)
Dinâmicas de grupo, interação com os demais colegas, promoção do auto-conhecimento e conversas que levaram os adolescentes a refletir sobre a tomada de decisões, o valor pessoal e social do trabalho, a influência da família, da escola e da sociedade em relação à escolha profissional, foram algumas das atividades desenvolvidas na Orientação Profissional.
Informações sobre as profissões como forma de favorecer uma decisão mais madura, e reflexões sobre a importância desse primeiro contato que estão tendo na JFCE com o mundo do trabalho, também foram objeto de discussão com os jovens.
O Projeto que recebeu o nome “Ampliando Horizontes na Justiça Federal” promoveu interação entre os servidores e os adolescentes do programa “Primeiro Passo”. Os servidores da JFCE, que trabalham diretamente com esses jovens, capacitaram-se para acolher e acompanhar, com responsabilidade e compromisso, esses estagiários estudantes, durante o período que passam pela JFCE.
Auto-conhecimento, relação inter-pessoal, significado e importância do trabalho para o indivíduo e a sociedade, Justiça Federal no Ceará (estrutura e funcionamento) noções de ética e cidadania, educação financeira, assédio moral e sexual, prevenção de drogas, dentre outros. O curso de capacitação para os adolescentes estagiários do programa “Primeiro Passo” promoveu cidadania e preparou os jovens para o mercado de trabalho.
Classes Sociais e Questão Social no Brasil, Adolescentes e expectativas de trabalho no Brasil, Políticas Públicas e Sociais da Juventude em Fortaleza/CE, Aspectos psicológicos da adolescência, Termo de Compromisso dos Estagiários do Primeiro Passo, foram os temas abordados na capacitação dos servidores.
Ingredientes que contribuíram para o sucesso dos Cursos
“Não há esperança fora da luta, da busca, do empenho de mudar. Não há esperança na pura espera. Na inação de quem cruza os braços, perde o desejo dos sonhos e se submerge no fatalismo imobilista. Só há esperança na vida, na luta. E vida e luta foi o que tentamos passar para todos vocês.” (Davi Pereira Cruz, Assistente Social da JFCE, citando Paulo Freire)
“Os momentos com os jovens tiveram como objetivo instrumentalizar a escolha e a construção da identidade profissional, através do conhecimento e da articulação entre o conhecimento dos aspectos implicados no mundo do trabalho e o universo subjetivo de cada orientando.” (Inês Meireles, psicóloga e idealizadora dos Cursos)
“Conhecimento e oportunidade! Para mim são duas palavras importantíssimas que me vêm à mente, quando penso nos adolescentes, e de uma forma especial, nos jovens do Primeiro Passo, que desenvolvem suas atividades na Justiça Federal.” (Inês Meireles)
Receita melhor?!
Equipe de colaboradores – vontade de transformar
Esse trabalho desenvolvido pela JFCE com os adolescentes do programa social “Primeiro Passo” e com os servidores que acompanham esses adolescentes nos diferentes espaços de trabalho da JFCE revela o compromisso assumido pela Instituição com a nossa juventude.
Para Davi Cruz, servidor da JFCE e Assistente Social, co-idealizador da Capacitação, esse “é um compromisso de responsabilidade social, pois transpõe o aprendizado sobre os processos de trabalho no Judiciário e convida esses jovens para o desafio da vida”. E, enfático, afirma: “Não podemos perder essa juventude para o crack ou qualquer outro tipo de droga”.
“A mídia bombardeia os adolescentes com seus apelos consumistas e materialistas, mas não favorece uma reflexão crítica sobre o trabalho e a realidade do mercado de trabalho que os espera”. (Inês Meireles)
Assim é que a Orientação Profissional foi desenvolvida pela psicóloga Inês Meireles, em onze encontros semanais (um por semana), com duração de duas horas. Os módulos aplicados na Capacitação foram ministrados por uma equipe multidisciplinar: psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, um magistrado federal e um procurador do trabalho, durante dois meses e meio, duas horas por semana. Em relação aos servidores foram aplicados cinco módulos, uma vez por semana, durante cinco encontros.
O Projeto “Ampliando Horizontes na Justiça Federal” vem ao encontro do disposto no Art. 22 da Resolução 12/2010 do TRF-5ª Região, que assegura aos estudantes do Ensino Médio a freqüência a cursos, treinamentos e palestras durante o estágio.
Iniciativas que desde sua concepção já anunciam bons frutos
Momentos que marcaram a Solenidade:
ENTREGA DE CERTIFICADOS
{galeria}noticias/2011/11/23/galeria-certificados/{/galeria}
SORTEIOS DE PRÊMIOS
SÓ ALEGRIA E AGRADECIMENTOS
APRESENTAÇÕES MUSICAIS DERAM INÍCIO À SOLENIDADE