A Seção Judiciária do Ceará foi a única que cumpriu o prazo previsto pelo Conselho da Justiça Federal – CJF, para atualizar as rubricas do Sistema Unificado de Rubricas de Pagamento de Pessoal – SISUR, que era até o dia 8 de maio de 2006. O SISUR é um sistema utilizado pela Seção de Folha de Pagamento.
Marcos de Oliveira, supervisor da Seção de Folha de Pagamento, atribui essa celeridade a dois aspectos que ele considera muito importantes: utilização de um programa próprio, denominado Humanus, desenvolvido para as reais necessidades da Seção, utilizando tecnologia de ponta e, sobretudo, a um bom diálogo com o Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI da Seção Judiciária.
Segundo Marcos Oliveira, a atualização das rubricas “trará uma maior sobrevida aos programas utilizados sem a necessidade de proceder à readaptações, que demandam muito tempo e que são complicadores em função desse tempo de ajuste e que podem causar danos nos relatórios como a DIRF – Declaração do Imposto retido na Fonte.”
A Justiça Federal possui atualmente, sob sua responsabilidade de pagamento, mais de 22.700 servidores, dos quais aproximadamente 22.000 são efetivos e 700 são de outras carreiras ou sem vínculo com a administração pública, exercendo cargos em comissão ou funções comissionadas. Todo este contingente está distribuído pela Justiça Federal de 1º e 2º graus e o Conselho da Justiça Federal, totalizando 33 órgãos, cada um com unidades de folha de pagamento autônomas.
O Sistema Unificado de Rubricas de Pagamento de Pessoal – SISUR é um sistema informatizado desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Conselho da Justiça Federal – CJF, que contém as rubricas utilizadas para executar o pagamento de todos os servidores da Justiça Federal. É um sistema de informação responsável pela necessária padronização das rubricas onde os usuários buscam as informações necessárias para o processamento da folha.
Marcos de Oliveira e Adriana Lima participaram de um curso on line – Estrutura e Funcionamento do SISUR.