390 processos (algumas ações ajuizadas em 1995), 25 servidores conciliadores, cinco dias de mutirão. Vem aí a primeira maratona de audiências de conciliação do Sistema Financeiro de Habitação, em 2011: esforço conjunto, do qual participam a Justiça Federal no Ceará e a Caixa Econômica Federal/EMGEA, na busca da melhor solução para longos conflitos de financiamento habitacional.
Os expedientes a serem realizados pelas varas federais consistiram em intimação através do Diário da Justiça, com a antecedência de praxe, sobre data e hora da audiência respectiva, bem como a impressão de carta de intimação para o autor/mutuário. Os preparativos para o mutirão já começaram. Servidores da Seção Judiciária do Ceará receberam treinamento intensivo dado por magistrados federais, com experiência em conciliação, e servidor da EMGEA.
De 27 de junho a 1º de julho de 2011, das 9:00 às 17:00 horas, estimam-se 78 audiências por dia, com seis mesas de conciliação: cada mesa fará em média 13 audiências, na Justiça Federal no Ceará. Modelos de termos de audiência já foram preparados, para facilitar o trabalho dos conciliadores. Mas o mutirão de audiências não pára por aí. Dois novos períodos já estão definidos, ainda este ano: 12 a 23 de setembro e 21 de novembro a 02 de dezembro. Outro número de processos para audiências, outras esperanças de conciliação.