A partir desta quarta-feira, 22 de maio, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) oferece aos cidadãos um sistema de atermações online, o AtermaJus. O objetivo é simplificar o processo de protocolo de ações judiciais dos usuários junto aos Juizados Especiais Federais (JEFs).
O AtermaJus permitirá que os cidadãos elaborem suas atermações diretamente pela plataforma online. Após o preenchimento dos formulários necessários, as demandas serão protocoladas no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe 2.x) e distribuídas para uma das varas de JEFs da Seção Judiciária.
Uma das características mais importantes do novo sistema é a sua capacidade de manter os cidadãos informados sobre o andamento de suas demandas. Após a distribuição da ação judicial para uma vara específica, será enviado um e-mail para o cidadão, contendo informações como o número do processo e qual vara a ação foi distribuída. Essa medida proporciona uma maior transparência e possibilita aos cidadãos acompanharem de perto o andamento de suas ações judiciais.
O sistema é uma iniciativa do Núcleo Judiciário (NUJUD) desenvolvido em colaboração com a Seção de Desenvolvimento de Sistemas da Divisão de Tecnologia, Informação e Comunicação (DTIC).