Nesta terça-feira, 24/9, o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da JFCE (+VidaJus) promoveu a roda de conversa “Atenção Aproxima as Pessoas”, com Eliane Borges, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV). A iniciativa integrou as ações da Justiça Federal no Ceará (JFCE) em alusão à campanha Setembro Amarelo.
O Setembro Amarelo é uma campanha anual que visa prevenir o suicídio, promover a saúde mental, desmistificar tabus e incentivar o diálogo e a busca por ajuda. É liderada pelo CVV e utiliza a cor amarela como símbolo da valorização da vida.
A roda de conversa teve como objetivo promover conscientização sobre o tema da campanha, explicar a história e o funcionamento do CVV, além de alertar sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio a quem precisa.
“Ser compreendido é uma necessidade básica de todo ser humano. Todo mundo que liga para o CVV, a primeira coisa que quer é essa sensação de ser acolhido em sua demanda. […] Quando oferecemos atenção, nos aproximamos da pessoa, e esse é o nosso lema fundamental: “Atenção aproxima as pessoas”. Ao prestar atenção a quem nos liga, conseguimos, muitas vezes, aproximar essa pessoa de si mesma.” comentou Eliane Borges sobre o atendimento no CVV.
Juazeiro do Norte – Dentro das atividades desenvolvidas para o Setembro Amarelo, a 16ª Vara Federal, localizada em Juazeiro do Norte, realizou, no dia 17/9, uma palestra sobre a importância da atenção à saúde mental e da prevenção ao suicídio. A palestra foi ministrada por Indira Feitosa Siebra de Holanda, psicóloga e professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Durante o evento, foram abordados conceitos relacionados à saúde mental, destacando-se a necessidade de discutir o tema no ambiente de trabalho.