Os servidores da Justiça Federal no Ceará recebem nesta semana, período de 25 a 29 de outubro, no edifício sede desta Seccional, homenagem ao Dia do Servidor, com exposição de trabalhos da arte Ikebana, promovida pela Academia Ikebana Sanguetsu da Fundação Mokiti Okada.
Segundo a professora Marlene Xavier Maia, da Academia Sanguetsu, presente ao evento, “a arte em exposição expressa sentimentos, pois vivificar a flor é um treinamento para tornar belos nossos próprios sentimentos, isto porque por meio dessa prática aprendemos a dar vida a tudo e a cultivar nosso sentimento de organização e harmonia. A flor por si só alegra a vida pela sua beleza”.
Na Justiça Federal no Ceará, a atividade escolhida foi a arte Ikebana, porque transforma os sentimentos das pessoas, elevando sua espiritualidade, em busca de uma mudança interior. Cada obra que se encontra nesta exposição traz harmonia para o ambiente e eleva o espírito da pessoa, tanto para quem pratica a arte quanto para quem a contempla, afirma a professora Marlene Maia. E conclui: “Não se trata de um arranjo floral simples, mas um despertar além da imaginação, pois a flor tem a força geradora de felicidade, assim se estabelece na arte Ikebana”.
A servidora Sônia Duarte, do Núcleo de Gestão de Pessoas desta Seccional, e voluntária da flor de Ikebana Sanguetsu, afirma que a prática dessa arte promove a transformação do ser humano, desenvolvendo a sua espiritualidade: “deixamos de nos preocupar conosco e passamos a nos preocupar com o bem estar das pessoas. A arte Ikebana promove no ser humano o respeito à grande natureza.”
A exposição da arte Ikebana encontra-se no 5º andar do edifício sede desta Seccional, Centro.
{galeria}/noticias/2010/10/27/{/galeria}
{galeria_legenda}0|servidoresJusticaFederal02.jpg|Professora Marlene Xavier Maia, da Academia Ikebana Sanguetsu, contempla obras de alguns servidores desta Seccional.{/galeria_legenda}