Prezando pela segurança dos seus servidores, magistrados, funcionários e visitantes, o Núcleo de Inteligência, Segurança e Transporte (NIST) da Justiça Federal no Ceará (JFCE), concluiu, nessa sexta-feira, 13/03, treinamento teórico e prático para capacitar servidores voluntários em ações de combate a incêndio.
O treinamento foi dividido em duas turmas. Dentre os inscritos estavam alguns dos brigadistas já certificados, uma vez que a validade do curso completo é de no máximo 12 meses, conforme norma técnica (NBR) nº 14276. Ao todo, 19 servidores participaram da primeira turma e 41 estão inscritos para a segunda, que acontecerá no final de março.
A capacitação contou com uma carga horária de 20 horas, sendo 16 horas de aulas teóricas e 4 horas de aula prática, ministradas pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. As aulas teóricas abordaram técnicas de prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de local com sinistro e primeiros socorros, conforme regulamentado pela norma técnica nº 001/04, que disciplina as brigadas de incêndio no estado. No último dia, os brigadistas passaram por exercícios práticos e simulações, realizados no campo de treinamento do Corpo de Bombeiros.
O diretor do NIST, Ronaldo José de Sousa, enfatiza que “a certificação é imprescindível para o pleno desenvolvimento das atividades inerentes à atuação da brigada contra incêndio. Nesse contexto, trabalhamos a técnica associada à tomada de decisão no momento de real necessidade. A capacitação dos servidores da forma que estamos realizando se traduz na correta execução do trabalho no momento certo, trazendo a todos nós a tranquilidade e confiabilidade para o êxito das missões”.