O TRF da 5ª Região promoveu, de 22 a 24 de janeiro, um treinamento com Diretores de Secretaria e Servidores de todas as Seccionais, visando à implantação do novo sistema de pagamento de honorários periciais e de advogados dativos, o AJG Nacional, a partir de fevereiro de 2014. O sistema utilizado, hoje, é restrito ao âmbito da 5ª Região da Justiça Federal e denomina-se AJG5.
Com o novo sistema, coordenado pelo Conselho da Justiça Federal, todas as Seções e Subseções Judiciárias da Justiça Federal no país utilizarão o mesmo sistema, o que deve facilitar o controle das despesas com a Justiça gratuita federal, otimizar a aplicação dos recursos orçamentários e fornecer uma ferramenta de controle geral, acessível também pelo Tribunal de Contas da União. De outra parte, o sistema também informará à Receita Federal os montantes pagos aos profissionais que atuam nas áreas da advocacia dativa e pericial da Justiça Federal, fornecendo também a esses profissionais os respectivos comprovantes de pagamento, para fins de comprovação perante o imposto de renda.
O treinamento foi ministrado por uma equipe de técnicos da Justiça Federal da 4ª Região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), coordenada pelo Juiz Federal Sérgio Tejada (Seção Judiciária de Santa Catarina). Participaram do treinamento, pela Seção Judiciária do Ceará, os Servidores Marcus Ferro e Sidney Fernandes (setor de pagamentos), Ana Fabrícia Bezerra (14ª Vara), Antonio Carlos Machado (21ª Vara), Carlos Célio Roque (28ª Vara) e Antônio Solano Aragão Carneiro Júnior (17ª Vara – Juazeiro do Norte).