Foto: Magistrado e servidores da 5ª Região
Representantes da Seção Judiciária do Ceará (SJCE) participaram, nessa quinta-feira, 16/12, do evento de encerramento do HubJus e do Curso de Formação de Laboratoristas de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região (JF5), realizado presencialmente na Seção Judiciária da Paraíba e transmitido pelo canal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) no YouTube. Os servidores da SJCE compuseram quatro grupos de projetos de inovação, desenvolvidos durante o curso que iniciou em setembro.
Na abertura, O presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, pontuou a importância do Poder Judiciário buscar inovar em suas atividades para a melhoria da prestação do serviço ao cidadão. “A gente tem que sintonizar a justiça, não aquela do século 13, 14, mas numa Justiça de um mundo globalizado. Por isso, o evento da Rede de Inovação é muito importante”, enfatizou. O juiz federal auxiliar da Presidência do TRF5, Marco Bruno Miranda, anunciou o Prêmio de Inovação de 2022, que pretende incentivar e reconhecer os projetos inovadores adotados na 5ª Região, e lançou o laboratório de inovação do Tribunal intitulado “Inovexado”, que deverá iniciar as atividades a partir de fevereiro de 2022. Durante o evento, os participantes e espectadores puderam escolher a logomarca do laboratório.
Foto: Servidoras da JFCE apresentando o projeto “Mandado Cidadão”
Após, foi realizado um momento de prestação de contas da gestão do TRF5 em parceria com as Seções Judiciárias da 5ª Região, seguido de uma roda de conversa sobre a Rede de Inovação da JF5, momento em que o juiz federal Leonardo Resende, curador do Laboratório de Inovação da Justiça Federal no Ceará (Inovajus), pontuou sobre a participação da Seção Judiciária do Ceará na Rede de Inovação. “Nós participamos do HubJus Nacional, Rio Grande do Norte e Tribunal também tinham uma equipe da qual eu tive o privilégio de ser o mentor. Naquela ocasião a equipe do Ceará trabalhou o projeto de redesign de fóruns dentro de um contexto de trabalho híbrido, dentro da nova realidade do judiciário, e pretende aproveitar o que de bom a pandemia trouxe em termos de amadurecimento da experiência do trabalho remoto, mas também ciente de que com o fim da pandemia será necessário retomarmos alguns serviços presenciais, inclusive porque lidamos com a realidade de muita exclusão digital dentre os nossos usuários, sobretudo no interior dos Estados”.
Foto: Servidoras da 5ª Região apresentando o projeto “IntegraJus”
Na parte da tarde, os grupos participantes do Curso de Formação de Laboratoristas de Inovação da JF5 apresentaram seus projetos. Ao todo, dez equipes foram formadas, dentre elas quatro eram compostas por servidores da SJCE, que trataram dos temas: Mandado Cidadão, IntegraJus, TRF-POL e Dissemina. O projeto “Mandado Cidadão” tem como objetivo simplificar a linguagem do mandado de segurança, tornando-o mais compreensível ao usuário. Já o “IntegraJus” é voltado para a temática de gestão de pessoas e visa identificar as ocupações críticas e as suas competências necessárias para atuar nessas ocupações. O projeto “TRF-POL” busca construir uma cultura de segurança no âmbito da 5ª Região, divulgando as ações promovidas nesta área. Por fim, o “Dissemina” trouxe a ideia de integrar os servidores no processo comunicacional, tornando-os difusores das informações internas, a fim de aumentar o alcance e diminuir o ruído das notícias referentes à instituição.
Foto: Magistrado e servidores participantes do HubJus
Confira o evento na íntegra no canal do TRF5 no YouTube: www.youtube.com.br/TRF5Regiao.