Evento reúne magistrados que inauguraram a Subseção Judiciária de Sobral
Um sábio pensamento exprime que “uma longa caminhada começa sempre com o primeiro passo”. Há dez anos nascia a Justiça Federal em Sobral, em 18 de outubro de 2005. Foi o primeiro passo para facilitar o acesso, naquele ano, a 62 cidades no interior do Norte do Ceará. Instalavam-se, então, em Sobral, a 18ª e a 19ª varas. A primeira, uma Vara Comum, a segunda, um Juizado Especial Cível. Os magistrados federais Maximiliano Machado Cavalcanti e Glêdison Marques Fernandes foram seus titulares.
A solenidade de inauguração contou com a presença do Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região-TRF5, o desembargador federal Francisco Cavalcanti, e do Diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, o juiz federal Danilo Fontenele Sampaio. Naquele ano (2005), a Justiça Federal passou a contar com 21 varas federais em todo o Estado do Ceará, sendo 6 varas no interior: 2 varas em Limoeiro do Norte, 2 varas em Juazeiro do Norte e 2 varas em Sobral. “Esse é mais um passo importante que damos para que a Justiça Federal interiorize-se e esteja mais próxima das populações carentes que residem longe das capitais, afirmou em seu discurso o presidente do TRF5, o desembargador Federal Francisco Queiroz Cavalcanti.
Em novembro de 2013, a Subseção Judiciária da JFCE em Sobral ganhou mais uma vara federal – 31ª Vara Juizado Especial Federal. A juíza federal Maria Júlia Tavares do Carmo Pinheiro Nunes foi a sua primeira juíza titular. Detalhe: a 31ª Vara foi instalada no campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Hoje, a nova configuração geojurídica da Subseção de Sobral atende 41 municípios: Alcântaras, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Carnaubal, Chaval, Coreaú, Croatá, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Granja, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Irauçuba, Jijoca, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tianguá, Ubajara, Uruóca, Varjota, Viçosa do Ceará.
Seminário marca a comemoração
Os 10 anos da Subseção Judiciária de Sobral serão comemorados no próximo dia 27 de outubro (terça-feira), com a realização do Seminário “10 anos da Justiça Federal em Sobral”. Além das palestras que serão proferidas pelos juízes federais Danilo Fontenele Sampaio, Maximiliano Cavalcanti, Glêdison Marques e Marcos Mairton da Silva, haverá uma Sessão de Julgamento da 2ª Turma Recursal, conduzida pelos magistrados federais Paula Emília Brasil, Gisele Alcântara e Gustavo Barbosa.
O Seminário acontece das 9h às 18h, no auditório do edifício sede da Justiça Federal em Sobral, rua Doutor Guarani, nº 608 – Derby Clube. As inscrições são feitas pelo correio eletrônico treinamento@jfce.jus.br .
O diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, e o diretor do Foro da Subseção Judiciária de Sobral, juiz federal Sérgio Milfont Júnior, conduzirão o evento de comemoração dos 10 anos da Subseção Judiciária de Sobral.