Os servidores da Justiça Federal do Ceará (JFCE) foram homenageados nesta semana em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado, anualmente, no dia 28 de outubro. A semana de atividades encerrou-se nesta sexta, 28/10, com exposição de talentos artísticos, massagens, aromaterapia e a apresentação do Coral Vozes da Justiça, seguida de um coffee break.
A programação iniciou na última quarta-feira, 26/10, com um webnário sobre acessibilidade – “Acolhendo a diversidade”. O evento, transmitido pela plataforma Zoom, teve a participação do juiz federal Gustavo Melo Barbosa, presidente da Comissão de Acessibilidade da JFCE; e dos servidores Carla Saraiva Abreu e Walfrido Viana Furtado, ambos membros da Comissão.
Na ocasião, o juiz Gustavo Melo fez a abertura ressaltando “o desafio de pensar em inclusão, ainda que avanços tenham sido alcançados até aqui”. Walfrido Viana reforçou a necessidade de acessibilidade não apenas imediata e para os servidores, mas, para as gerações futuras e todos os jurisdicionados que precisam ter acesso à Justiça Federal. Ele também ressaltou a importância do que está acontecendo hoje na JF, a inserção do deficiente na demanda no que toca à acessibilidade. Carla Saraiva parabenizou a instituição pela promoção desse diálogo. Para ela, “a inclusão ainda é pensada de modo limitado. Não se trata apenas de mobiliário, mas, de uma mudança de cultura”. Carla citou a postagem sobre o nanismo da JFCE publicada no último dia 25/10, “ato simbólico no qual a instituição dá exemplo”.
Na quinta-feira, dia 27/10, foi a vez do webnário sobre Educação Financeira – “Planejar para Prosperar”. O evento contou com a participação do diretor executivo do SICOOB Ceará, uma instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil, Robernylson Oliveira. Foram apresentadas questões práticas de como fazer um orçamento mensal e de como observar os gastos para melhor gerenciá-los. Também foi ressaltada a importância de ter metas e envolver toda a família nessa programação financeira. Ao final do evento, foi a vez de falar sobre investimentos como renda fixa, tesouro direto, LCI e LCA.
Durante a semana, também, foi lançada a campanha “Orgulho de ser JFCE”, uma iniciativa da Comissão de Gestão da Memória da Seccional.
A Semana do Servidor foi uma ação desenvolvida pelo +VidaJus – programa de Qualidade de Vida no Trabalho da JFCE, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará (Sintrajufe) e o SICOOB.