A Semana da Saúde do Magistrado teve início nesta segunda-feira, 10 de março, com o lançamento do Projeto Equilíbrio, iniciativa voltada ao bem-estar físico e mental dos magistrados da 5ª Região. A abertura ocorreu na Seção Judiciária do Ceará (SJCE) e contou com a presença do corregedor-regional, desembargador federal Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho, além de juízes e servidores dos setores de saúde. O evento foi transmitido para as demais seções judiciárias da região.
Durante a abertura, o desembargador Leonardo Carvalho ressaltou a importância do tema e a necessidade de atenção especial à saúde dos magistrados. “Sabemos que nossa profissão exige muito de nós. Muitas vezes, acreditamos ter ‘superpoderes’ e que estamos sempre preparados para qualquer adversidade. No entanto, é fundamental reconhecermos a importância do autocuidado e da qualidade de vida”, destacou. Ele também celebrou o envolvimento de diversos setores na construção do Projeto Equilíbrio, reforçando que a iniciativa surgiu da colaboração entre magistrados e grupos de saúde.
A diretora do foro da Seção Judiciária do Ceará, juíza federal Gisele Sampaio, deu as boas-vindas aos participantes ressaltou a relevância do evento e a necessidade de olhar para as pessoas que estão por trás das estatísticas e das metas.
Programação da Semana da Saúde
Após a abertura, os juízes coordenadores dos Comitês de Qualidade de Vida no Trabalho apresentaram a programação da Semana da Saúde em cada seção judiciária do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. No Ceará, a juíza Iaci Rolim destacou ações como avaliações ergonômicas nos ambientes de trabalho, rastreio de Burnout, palestra sobre a qualidade do sono e a realização de exames médicos periódicos.
O evento seguiu com a palestra do médico e professor José Jackson Coelho Sampaio, que abordou o tema “Saúde mental e trabalho – Magistratura na contemporaneidade”. Especialista na área, o professor trouxe reflexões sobre a importância de estudos mais complexos acerca da saúde mental dos magistrados, a partir da análise das pesquisas e estudos já realizados no âmbito do Poder Judiciário.
A Semana da Saúde do Magistrado segue até o final da semana, com atividades voltadas à promoção da qualidade de vida e do equilíbrio emocional.