JFCE une esforços com Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará para garantir a segurança e a revitalização da Praça Gen. Murilo Borges, no Centro de nossa Capital.
A Direção do Foro da Justiça Federal no Ceará esteve reunida na manhã de hoje, 1º de fevereiro, com autoridades de segurança do Município de Fortaleza e do Governo do Estado para discutir estratégias que garantam segurança para a população que se utiliza da Praça General Murilo Borges, situada em frente a este Fórum. A praça contará com a presença constante de dois Guardas Municipais, dois Policiais Militares e fará parte do patrulhamento de bicicletas adotado pela Guarda Municipal nas praças do Centro de Fortaleza. “Acredito na capacidade das instituições de encontrarem soluções práticas e efetivas por meio de um diálogo direto. Nesse caso, nosso objetivo é que a praça se reerga e volte a ser um ponto de convivência tranquila para a população que frequenta o Centro e para os usuários da Justiça Federal”, destacou o Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende Martins.
Segundo o Diretor da Guarda Municipal de Fortaleza, Major Plauto Roberto Lima, essa proposta já é parte do projeto de segurança da Prefeitura de Fortaleza, que prevê a ocupação das principais praças da cidade, garantindo a volta da população a esses espaços públicos e evitando que se tornem foco de ações criminosas. “Mas o projeto não é somente de segurança. Existe uma preocupação com a revitalização e conservação das estruturas do Centro, pois a desordem chama mais desordem e agrega violência. Por isso, além dos cuidados com a segurança, é importante primar pela limpeza, iluminação e manutenção desses espaços”, explicou o Diretor da Guarda Municipal.
O Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Francisco Souto, foi representado na reunião pelo Capitão Humberto Filho, que reafirmou o compromisso de disponibilizar dois Policiais Militares para garantir a segurança da Praça Gen. Murilo Borges, que é um ponto estratégico do centro da nossa Capital. O Procurador do Município de Fortaleza, Francisco Jacinez Gurgel Luz, reforçou a importância da revitalização dessa área para os fortalezenses. “O Centro tem um significado especial para os que na juventude estudavam aqui e frequentavam essas ruas. Tantas outras capitais já conseguiram recuperar o centro. Acredito que Fortaleza tem essa capacidade”, afirmou o Procurador do Município.
Além dessa iniciativa, a Direção do Foro da JFCE pretende dar continuidade à revitalização do Centro, especialmente na área do entorno da Praça General Murilo Borges, utilizada diariamente por advogados, servidores, juízes e cidadãos que procuram os serviços do Fórum da Justiça Federal. “Nos preocupamos também em buscar uma solução digna e humana para essas pessoas em situação de rua que ocupam a praça”, completa o Juiz Federal Leonardo Resende.