Ocorreu de 21 a 25 de março a inspeção que abrangeu todos os serviços das 26 Varas Federais e da 1ª e 2ª Turmas Recursais.
Estiveram presentes os advogados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Ceará Franklin Freire Dantas, José Navarro e Eliezer Guilherme de Oliveira Júnior e o representante da Procuradoria da República, o Procurador Francisco Araújo Macedo Filho devidamente indicados para acompanhar os trabalhos.
Na Subseção de Juazeiro do Norte, a inspeção abrangeu os serviços da 16ª e 17ª Varas no período de 14 a 18 de Março.
Segundo a resolução nº 496 de 13 de fevereiro de 2006, as inspeções funcionam como instrumentos de fiscalização e controle da administração da justiça e da atividade dos órgãos e dos serviços judiciários e administrativos da Justiça Federal de Primeira Instância. As atividades devem verificar o andamento dos processos, a observância dos prazos, a regularidade dos serviços judiciários e cartorários.
Os trabalhos de inspeção estão de acordo com os artigos 13, itens III, IV, e 35 da Lei nº. 5.010, de 30 de maio de 1966, e 18 do Regimento Interno da Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e devem ocorrer anualmente a fim de “evitar ou punir erros, omissões ou abusos”.