Roda de conversa discute sintomas e tratamento de doenças mentais
A Organização Mundial de Saúde (OMS) listou as dez principais doenças incapacitantes no mundo. A primeira delas é a depressão. Entre essas dez enfermidades, que incapacitam as pessoas para o trabalho, cinco são transtornos mentais. Baseado na relevância desses dados, o psiquiatra Fábio Gomes de Matos veio à Justiça Federal no Ceará, nessa segunda-feira (11/04), para conduzir a roda de conversa “Saúde mental no mundo contemporâneo”. O evento foi a atividade inaugural da I Jornada de Saúde Integral e Qualidade de Vida da JFCE, ação coordenada pelo Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho e pela Direção do Sintrajufe/CE, com apoio da Diretoria do Foro.
Doutor em psiquiatria pela Universidade de Edimburgo, Fábio Gomes de Matos destacou a grande incidência das doenças mentais nos dias atuais, além de lançar luz sobre o caráter multifocal e complexo dessas enfermidades, que trazem uma série de mazelas interligadas. O médico criticou a falta de estrutura para o tratamento adequado no Sistema Único de Saúde, bem como o estigma social imposto a quem é acometido por doenças mentais.
A roda de conversa também abordou os sintomas físicos e mentais da depressão. “Ao contrário da diabetes e da hipertensão, a depressão não tem parâmetros precisos traçados e normalmente só é detectada em estágio avançado”, alertou o psiquiatra. Ele explicou a importância do tratamento global, que além de medicamentos e terapia, exige boa alimentação, exercícios físicos, evitar estresses desnecessários e não consumir álcool e drogas. A plateia participou tirando dúvidas sobre doenças mentais na terceira idade, a importância de terapias complementares e outros temas.
A I Jornada de Saúde Integral e Qualidade de Vida ainda contará ainda com discussões sobre “Alimentação Saudável & Qualidade de Vida”, “Psicologia & Qualidade de Vida” e “Atividade Física & Qualidade de Vida”.