No dia 13 de junho, terça-feira, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) sediou uma reunião presencial, em Recife, para abordar questões relacionadas à atuação dos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). O encontro também serviu como oportunidade para discutir o planejamento da Semana Regional da Conciliação e da Cidadania.
O desembargador federal Leonardo Carvalho, corregedor regional, presidiu o encontro, que contou com a participação dos coordenadores dos CEJUSCs de toda a 5ª Região. Representando a Justiça Federal no Ceará, esteve o juiz federal Dartanhan Rocha que coordena a Central de Conciliação na Seccional.
Durante o evento, foram debatidas estratégias e ações para fortalecer a eficácia das Centrais de Conciliação, visando à solução de litígios de forma consensual e ágil. Destaca-se que a Semana Regional da Conciliação e da Cidadania está prevista para o segundo semestre deste ano e terá a participação de diversos atores interinstitucionais envolvidos nas atividades auto-compositivas relacionadas à Justiça Federal. Entre eles, estão o INSS, a Caixa Econômica, a Advocacia-Geral da União (AGU), os Conselhos Profissionais, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União.
A iniciativa da reunião e da Semana Regional da Conciliação e da Cidadania reflete o compromisso da Justiça Federal da 5ª Região em promover meios alternativos de solução de conflitos, proporcionando uma justiça mais acessível e eficiente para a população. A atuação conjunta entre as entidades envolvidas contribui para a busca de soluções consensuais com celeridade e promovendo a pacificação social.