Ação Civil Pública que tramita na 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará que trata da regularização e transparência das filas de cirurgia ortopédica de alta complexidade, foi tema de uma reunião ampliada conjunta proposta por COSEMS/APRECE/SESA e SMS de Fortaleza. O evento aconteceu no último dia 04 de setembro, no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará.
A juíza federal Cíntia Brunetta, que acompanha a ação, dividiu a mesa de debates com o vice-presidente do CONASEMS, Wilames Bezerra; a secretária executiva da SESA, Lilian Beltrão; o vice-presidente da APRECE, Nilson Diniz; o presidente do COSEMS/CE, Josete Tavares e o vice-presidente do CESAU, Reginaldo Chagas.
O evento reuniu cerca de 160 pessoas entre prefeitos e secretários de saúde, além de membros da SESA, conselheiros do CESAU, técnicos de saúde e procuradores municipais para discutir o financiamento do Sistema único de Saúde (SUS), o teto do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) e a estruturação da assistência à saúde em nível municipal.
A ampliação da discussão contribuirá para a decisão que deverá ser tomada em audiência no próximo dia 14 de setembro.