Membros da Comissão de Gestão Socioambiental e equipe da SOCRELP no laboratório Inovajus
A Comissão de Gestão Socioambiental da Justiça Federal, juntamente com servidores do Núcleo de Infraestrutura e Administração Predial (NIAP), esteve reunida com membros da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (SOCRELP) no dia 15 de fevereiro, no laboratório Inovajus, edifício Sede da JFCE.
O encontro se deu para alinhar ideias e receber sugestões, uma vez que a Associação permanecerá com a JFCE no projeto de coleta seletiva, por ter atendido aos requisitos da sessão pública realizada no dia 31 de janeiro deste ano para esse fim.
Na ocasião, houve uma apresentação da Associação, seus objetivos e sua missão. Após, a Sra. Janete, representante da SOCRELP, relatou algumas dificuldades na realização do trabalho junto à JFCE, como o descarte inadequado, contaminando alguns materiais, descarte de itens que não podem ser reciclados, como por exemplo: porcelana, vidro quebrado, papelão molhado, dentre outros. Também foi exposta a dificuldade de acesso aos pontos de coleta no edifício Sede da Justiça Federal.
Como sugestão, a Associação propôs mudanças nos pontos de coleta do estacionamento e subsolo, melhorias nas sinalizações dos cestos e conteiners, incentivo na separação dos materiais através de vídeo institucional e postagens informativas. Também será pensada a ideia de realização de oficinas e palestras semestrais para sensibilizar os servidores da casa.
A SOCRELP realiza o descarte adequado de materiais recicláveis classificados como não perigosos, tais como: papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, por meio da implementação de coleta seletiva para fins de reciclagem, evitando a poluição do solo e das águas.