Tecnologia e Direitos Humanos foram temas de debate na edição de junho da 15ª Sessão Anual do Fórum Permanente dos Direitos Humanos Prof. Antônio Augusto Cançado Trindade que ocorreu nesta manhã, no auditório da Justiça Federal no Ceará.
O Líder Técnico da Área de Desenvolvimento de Software da Procuradoria Geral do Estado, Karlos Emanuel Alves de Freitas e o Secretário de Cidadania e Direitos Humanos do Município de Fortaleza, Karlo Meireles Kardozo, foram os palestrantes deste painel.
Estiveram presentes no debate o Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Tarcísio Haroldo Cavalcante, a Defensora Pública e Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, Mônica Barroso e o Procurador do Estado do Ceará e Coordenador do Centro de Estudos e Treinamento da Procuradoria Geral do Estado, César Barros Leal.
Crescimento vertiginoso das redes sociais na internet e as novas formas de comunicação, bem como os limites da privacidade e a democratização das tecnologias, foram debatidos na ocasião. As manifestações que acontecem pelo Brasil, nesta semana, e iniciaram na internet, também foram temas das discussões.
A sessão anual do evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), do Centro de Estudos e Treinamento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio da Justiça Federal no Ceará (JFCE) e da Escola de Magistratura Federal – Seccional Ceará (Esmafe).
A próxima palestra do Fórum terá como foco a “Corrupção como Atentado aos Direitos Humanos”, com data para dia 13 de agosto, às 9h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no local.