A 25ª vara federal, em Iguatu, realiza treinamento visando excelência da gestão organizacional
A Subseção da Justiça Federal em Iguatu realiza curso sobre Ferramentas da Qualidade e Produtividade no Serviço Público. O treinamento será ministrado em dois módulos, distribuídos em 4 dias. Com uma carga horária de 32 horas, tem como finalidade desenvolver competências gerenciais e disponibilizar ferramentas e técnicas para a melhoria da gestão organizacional com foco na qualidade e na produtividade da instituição. O programa foi elaborado em formato customizado para atendimento às reais necessidades da 25ª Vara Federal, sendo direcionado, após uma visita técnica para conhecimento dos fluxos de trabalhos, identificação da organização interna e relacionamento entre as diversas funções. Desenvolvido de uma forma dinâmica e participativa, com a realização de atividades práticas durante todo o evento, o curso termina com a apresentação do Programa 8S – Housekeeping, que visa à mudança de comportamento e melhoria do ambiente de trabalho. O Projeto para Implementação do Programa 8S na 25ª Vara, construído e apresentado pelos próprios alunos nessa fase final, deverá ser realizado ainda em 2014.
O curso contempla as ferramentas da qualidade utilizadas para identificação e classificação de problemas, busca das causas fundamentais e desenvolvimento de ações de melhoria. Aborda também as técnicas para padronização dos processos organizacionais com o desenvolvimento de instrumentos normativos, além de apresentação das ferramentas para a Gestão à Vista com o desenvolvimento de gráficos de acompanhamento e controle dos indicadores de desempenho organizacional. Contempla ainda os métodos para a melhoria no atendimento ao jurisdicionado e o gerenciamento do tempo com técnicas para administração de tarefas, controle da procrastinação e delegação de tarefas.
Para o servidor Manuel de Brito Correia Filho, participante do curso, a expectativa é que, ao final do treinamento, a equipe possa aplicar as técnicas de qualidade e produtividade à realidade da Vara, refletindo no aperfeiçoamento de rotinas e na melhoria dos resultados.