O Projeto Sextas Culturais encerra suas atividades neste primeiro semestre com uma temática voltada para os estudos do solo cearense, à diplomacia brasileira e à filosofia. “A Importância da Irrigação para o Estado do Ceará” é o tema desta sexta-feira, dia 27 de junho de 2008, com o professor Marcos Aurélio Holanda de Castro, coordenador da pós-graduação em engenharia civil da Universidade Federal do Ceará, áreas de concentração: recursos hídricos e saneamento ambiental.
Dia 04 de julho de 2008, haverá a palestra “Diplomacia Brasileira: vivência e prática”, com os diplomatas Paulo Edson Albuquerque e Maria Selene Albuquerque. “Mutação Constitucional e Bloco de Constitucionalidade” é o tema da palestra do dia 09 de julho de 2008, excepcionalmente na quarta-feira, ministrada pelo professor Márcio Luiz de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais. Na última sexta-feira, dia 11 de julho de 2008, encerramento das atividades do primeiro semestre de 2008, haverá a palestra “A Liberdade Absoluta entre a Crítica à Representação Política e o Terror”, com o professor Marcus Lutz Muller, doutor em filosofia (Universitat Heidelberg).
Na sexta-feira última, dia 20 de junho de 2008, o Projeto Sextas Culturais apresentou a palestra “O Novo Processo Civil Brasileiro”, e o palestrante convidado foi o professor Juvêncio Vasconcelos Viana. As palestras do Projeto Sextas Culturais, idealização da direção do Foro da Justiça Federal no Ceará, acontecem no horário das 15h30 às 17h30, na sala de treinamento, 15º andar, do edifício sede. As inscrições são gratuitas e os participantes recebem certificado de participação de duas horas de realização do evento.