“Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada”
(Gonzaguinha)
“E vamos à luta!”, música e letra de Gonzaguinha, inspirou os discursos na tarde dessa segunda-feira (9), na solenidade de encerramento da edição 2015 do Projeto Ampliando Horizontes na Justiça Federal. Com direito a uma vídeo conferência internacional, com a participação do diretor do Foro da JFCE, o juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, que se encontra em Karlsruhe na Alemanha, a saudação inicial trouxe aos adolescentes participantes do Projeto a crença na juventude que se reúne para partilhar a vida.
A abertura do evento contou com a participação artística dos servidores Artemisa Araújo Amaral (Seção de Planejamento), Jânio Alcantara (diretor do Núcleo de Gestão de Pessoas) e Alexandro de Sousa (9ª Vara Federal), que interpretaram canções. Voz, violão e saxofone valorizaram a canção brasileira e festejaram o evento. Ainda, na abertura, o adolescente Renato Campos Brandão (Seção de Distribuição) fez leitura de um texto de sua autoria sobre a Capacitação Ampliando Horizontes.
Já são decorridos cinco anos do Projeto. Em 2015, teve início em fevereiro, a 7ª edição do Projeto Ampliando Horizontes para os adolescentes, e, agora, a 8ª edição termina, encerrando o quinquênio. Voltado para os adolescentes estagiários da JFCE, que fazem parte do Programa Primeiro Passo, o projeto tem como proposta preparar os adolescentes entre 16 e 17 anos para o mercado de trabalho e para a vida, abordando, em um bate-papo descontraído e sincero, assuntos do cotidiano. O Ampliando Horizontes voltado para servidores teve sua 5ª edição concluída neste ano. É um momento para reflexão sobre a relação do servidor com o adolescente durante o estágio na JFCE, focando na contribuição para o desenvolvimento do adolescente no ambiente de trabalho.
Parcerias sempre bem-vindas
O Projeto conta com a parceria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado do Ceará bem assim com o SESC, através do programa Mesa Brasil (disponibilizou profissional nutricionista), a Universidade Federal do Ceará, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e a Quinta Vara da Infância e Juventude. Na Seção Judiciária do Ceará, os bastidores do Projeto contam com o apoio da Secretaria Administrativa e núcleos administrativo, judiciário, gestão de pessoas e tecnologia da informação. As varas federais também contribuem com ações específicas, sobretudo, na indicação de servidores que levam aos adolescentes todas as informações necessárias ao cumprimento da grade curricular do Projeto.
Os coordenadores da capacitação, Maria Inês Meireles Barguil e David Pereira Cruz, junto com servidores convidados, debatem temas como prevenção de drogas, assédio moral e sexual, autoconhecimento e relacionamento interpessoal. No primeiro encontro, representantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social conversam com os jovens sobre os direitos e deveres do estagiário. Servidores da JFCE cuidam das informações sobre o trabalho da Justiça Federal.
Entrega de Certificados
Ao final, foram entregues os certificados da Capacitação Ampliando Horizontes do ano de 2015 aos participantes e colaboradores. A juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara e a diretora da Secretaria Administrativa da JFCE, Raquel Rolim Pereira Galvão de Melo, entregaram os certificados aos participantes e colaboradores da Capacitação Ampliando Horizontes.
Mais imagens
Confira mais imagens do encerramento do projeto Ampliando Horizontes na Justiça Federal em nossa página no Facebook.