A Justiça Federal no Ceará abriu a edição 2012 do projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça”, na última quarta-feira, 28/03, com a visita do Colégio Estadual Justiniano de Serpa. O Projeto, de iniciativa da Escola de Magistratura Federal da 5ª região, Seccional do Ceará, é voltado para estudantes de escolas públicas do ensino fundamental, a partir da 7ª série, e médio. O objetivo é aproximar os jovens e incentivá-los a conhecer melhor as atividades da Justiça Federal.
A abertura do momento foi feita pelos músicos Sardinha (violão) e Pedro (bandolim). Um breve histórico da Justiça Federal, os tipos de processos julgados na Justiça, exemplos de processos já julgados, como ocorre o andamento de um processo, foram alguns dos assuntos abordados na visita que teve como palestrante a Juíza Federal da 26ª Vara, Débora Aguiar da Silva Santos.
Entre os jovens, muita curiosidade e um bate-papo bastante participativo, com perguntas bem elaboradas e até polêmicas, as quais também tiveram respostas satisfatórias transmitidas pela Juíza Federal.
A representante do Projeto “Primeiro Passo” Noélia Lima do Amaral esteve presente repassando informações para os 32 alunos participantes, que também fizeram vários questionamentos sobre o programa.
Após as palestras, os alunos puderam visitar o setor de Distribuição de Processos, e as instalações da 10ª Vara, acompanhados da Diretora de Secretaria, Márcia Derlane Lobo.
No retorno ao auditório, a secretária executiva da ESMAFE, Gisele Peixoto, esclareceu sobre o concurso de redação e desenho. Ao final, os estudantes participaram de sorteio de blusas do Projeto.
Cumprimento da Meta 4 de 2011
O Projeto faz parte da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça. A promoção deste evento deve-se ao Núcleo da Escola de Magistratura Federal no Ceará – ESMAFE, na pessoa da Juíza Federal Germana de Oliveira Moraes, com apoio da direção do Foro da Justiça Federal no Ceará, na pessoa do Juiz Federal Leonardo Resende Martins.
Breve histórico do Colégio Estadual Justiniano de Serpa
Foi fundado em 22 de março de 1884. Primeiramente chamou-se Escola Normal Pedro II, e por algum tempo funcionou no andar térreo da Fênix Caixeiral, à Rua 24 de Maio, onde hoje está instalado o Theatro José de Alencar. De lá saindo em 23 de dezembro de 1923, data que se transferiu para a sede atual da Praça Filgueiras de Melo. Mais tarde, teve o nome modificado para Instituto de Educação Justiniano de Serpa.O Colégio Justiniano de Serpa funciona atualmente com o curso de Ensino Médio, em regime de tempo integral. Trabalha um currículo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos numa perspectiva de atrelar os conhecimentos às práticas sociais.
Veja os comentários dos alunos sobre a visita