A Justiça Federal no Ceará recebeu a visita da Escola de Ensino Fundamental e Médio Sales Campos, para a edição de novembro do projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça”, na última quinta-feira, 29/11. A visita iniciou-se com a execução do Hino Nacional e apresentação do vídeo institucional do TRF5. Em seguida, o servidor Davi Pereira Cruz, da Seção de Serviço Social, apresentou a Justiça Federal aos jovens.
Ao final da apresentação foi aberto o espaço para um breve bate-papo. Flávia Costa e Ivone Queiroz, representantes do Projeto Primeiro Passo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, falaram sobre o programa de estágios na JFCE. Os estudantes, acompanhados das professoras Lacilda Alves Silva e Hisília Bandeira, mostraram-se bastante empolgados.
Logo após, os estudantes seguiram para a visita guiada à 3ª vara federal, onde foram recepcionados pela Diretora de Secretaria Natália Garcia, pela servidora Renata Magalhães e pela Juíza Federal Germana de Oliveira Moraes.
Parcerias de sucesso
Em 2012, o Projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça” conta com a parceria da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região – REJUFE e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, para a premiação do concurso de redação e pintura que premiará em solenidade (data a ser definida) os jovens das escolas participantes, com um notebook para o primeiro lugar e um netbook para o segundo lugar e um – Curso Completo de Auxiliar de Escritório, no SENAC, par o terceiro lugar. As parcerias firmadas são essenciais para o sucesso do projeto.
A Rejufe nasceu em 14 de outubro de 1994, com o intuito de canalizar os interesses dos seus associados. Os objetivos da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região são, dentre outros, estreitar, fortalecer e promover a união e o congraçamento dos juízes associados, desenvolver o espírito de solidariedade e de classe, estimular o debate na busca de soluções, visando aprimorar as condições e a dignidade do exercício de suas atribuições; estimular a cultura do direito; a formação, o desenvolvimento e aperfeiçoamento científico e cultural dos associados, promovendo atividades culturais, sociais, recreativas e esportivas para os associados e seus dependentes.
O que aprendi na Justiça Federal?
Os jovens foram questionados sobre o que aprenderam com a visita à Justiça Federal no Ceará. Veja algumas respostas:
“Eu pude aprender muitas coisas, eu vi que para ser uma juíza temos que estudar, estudar e estudar, porque quem espera nunca alcança”.
“Foi muito boa a visita à Justiça Federal, aprendemos muitas coisas que nem imaginávamos, foi ótimo tirar foto com a Juíza e conhecermos os processos de perto”.
“Aprendi que a Justiça Federal não é tão “durona” quanto é contada pela mídia”.
“Que a gente tem direito a ter advogado de graça”.
“Aprendi que temos que estudar bastante para sermos alguém na vida e ter um futuro brilhante”.
Breve histórico da EEFM Sales Campos
A EEFM Sales Campos foi inaugurada em 17 de fevereiro de 1952, com o nome de Escolas Reunidas Sales Campos. Funciona atualmente com ensino fundamental e médio, nos turnos manhã e tarde com um total de 512 alunos, distribuídos em dois turnos: manhã e tarde com o ensino fundamental e médio. Conta com 28 professores, 12 funcionários (agentes administrativos, auxiliares administrativos e pessoal de serviço); e um Núcleo Gestor composto de uma Diretora, duas Coordenações e uma Secretária. É formada por uma clientela de baixa renda, muitos sobrevivendo de serviços avulsos, tais como: lavadeiras, engomadeiras, faxineiras e outros que fazem parte da economia informal.
A EEFM Sales Campos é, hoje, um referencial de boa educação na comunidade do bairro Nossa Senhora das Graças (Grande Pirambu), pois é fruto da luta do seu povo por educação e sempre esteve engajada em suas lutas. Sua missão é garantir a oferta de um ensino de excelência visando a formação integral do ser humano, desenvolvendo a formação crítica e os princípios da democracia participativa, ajudando ao aluno a construir a sua própria história.
Cumprimento da Meta 4
O Projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça” faz parte da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça. A promoção deste evento deve-se ao Núcleo da Escola de Magistratura Federal no Ceará – ESMAFE, na pessoa da Juíza Federal Germana de Oliveira Moraes, com apoio da direção do Foro da Justiça Federal no Ceará, na pessoa do Juiz Federal Leonardo Resende Martins. O projeto é voltado para estudantes de escolas públicas do ensino fundamental, a partir da 7ª série, e médio. O objetivo é aproximar os jovens e incentivá-los a conhecer melhor as atividades da Justiça Federal.