“É preciso que nós alunos despertemos um novo olhar para os estudos, porque ele é a base para um futuro estável e brilhante” (João Luca Silva Thomaz, aluno da EEFM Constança, após visita à JFCE)
A Justiça Federal no Ceará através do Núcleo da Escola da Magistratura Federal no Ceará (ESMAFE-CE) realizou nesta sexta-feira (27) a solenidade de encerramento da 4ª Edição do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual Liceu do Ceará. Na ocasião, foram entregues os prêmios aos três primeiros colocados no concurso de redação promovido pela ESMAFE-CE, decorrente das visitas realizadas pelas escolas à Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará, edifício-sede.
Redações relatam as expectativas das visitas à JFCE
“Não sei se dali saí como uma juíza, mas minha inspiração de me tornar uma nasceu ali…vou lutar e conseguir porque o importante é ser feliz”
O trecho acima foi escrito por Juliana Cunha Rocha, aluna do 2º ano do Colégio Liceu do Ceará. A sua redação conquistou o primeiro lugar, dentre 55 redações escritas por alunos das escolas EEFM Santa Luzia, Colégio Estadual Liceu do Ceará, EEFM Matias Beck, EEFM Constança Távora e EEFM Santo Afonso.
O segundo e o terceiro lugares foram conquistados por Ana Beatriz Barbosa Costa, aluna da EEFM Santa Luzia e João Lucas Silva Thomaz, aluno da EEFM Constança Távora. A premiação foi patrocinada pela OAB-CE e pelo SENAC, que foram representados, respectivamente, pela advogada Andrea Nogueira Sales e por Caroline Cajazeiras Alves Araújo.
Desenvolvimento de ações educativas
O Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça encerrou em 2014 a sua quarta edição. Tem como objetivo principal desenvolver ações educativas com os estudantes das escolas públicas, a fim de esclarecer e disseminar conhecimentos sobre a missão, funções, competências e atividades da Justiça Federal no Ceará.
O conteúdo do programa das visitas alberga discussões sobre a missão da Justiça Federal na sociedade, a competência constitucional da Justiça Federal, a estrutura e funcionamento da Seção Judiciária no Ceará. Exemplos de ações cíveis na área previdenciária, sistema financeiro de habitação, tráfico internacional de drogas, crimes ambientais e outros de interesse dos alunos também são discutidos nos encontros. Os magistrados que recebem os alunos falam de suas atribuições na magistratura federal e dão noções de cidadania e ética.
A solenidade de encerramento do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça foi prestigiada pela OAB – Seccional do Ceará, na pessoa da advogada Andrea Nogueira Sales, por Caroline Cajazeiras Alves Araujo, Gerente do SENAC, pela diretora do Colégio Liceu do Ceará, professora Catarina Almeida, professores e alunos das escolas participantes da 4ª Edição do Projeto. O juiz federal George Marmelstein, diretor da ESMAFE-CE, representou a Instituição bem assim a Direção do Foro.
Ao final da Solenidade, Gisele Peixoto Bezerra Lima e Marta Elizabeth de Sousa e Silva, equipe técnica da ESMAFE-CE, fizeram uma apresentação dos momentos das visitas das escolas participantes.
“O Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça conta com a parceria do SINDIONIBUS, SENAC, OAB-CE, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal no Ceara (SINTRAJUFE). O Coral Vozes da Justiça, formado por servidores da Justiça Federal no Ceará, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região, prestigia os eventos do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça.”
Galeria de fotos:
{galeria}noticias/2015/03/02/galeria/{/galeria}