“O que me fascina mesmo é o que se procede na audiência. Todo esse processo de ir atrás da justiça e a forma pela qual você consegue é bem interessante”. (Alice Almeida – aluna do Liceu do Ceará)
A Justiça Federal no Ceará através do Núcleo da Escola da Magistratura Federal no Ceará (ESMAFE-CE) realizou nessa quarta-feira (18) a solenidade de encerramento do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça. O evento aconteceu no auditório do Instituto de Educação do Ceará. Na ocasião, foram entregues os prêmios aos três primeiros colocados no concurso de redação promovido pela ESMAFE-CE, decorrente das visitas realizadas pelas escolas à Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará, edifício-sede.
Redações relatam as expectativas das visitas à JFCE
“Assistimos a uma palestra ministrada pelo juiz Bruno, que foi atencioso e bem claro nas explicações sobre as atividades dos órgãos do Poder Judiciário, a fim de esclarecer os estudantes sobre a missão da Justiça Federal no Ceará”.
O trecho acima foi escrito por Valdenilda de Assunção Nogueira, aluna do Instituto de Educação do Ceará. A sua redação conquistou o primeiro lugar, dentre 50 redações escritas por alunos das escolas Marechal Humberto de Alencar Castelo, Juvenal Galeno, Liceu do Ceará, Estado do Paraná e do Instituto de Educação do Ceará.
O segundo e o terceiro lugares foram conquistados por Alice Almeida Zenha Santana, aluna do Colégio Liceu do Ceará, e por Rosilene do Nascimento Paulino, aluna do Instituto de Educação do Ceará. A premiação foi patrocinada pela OAB-CE e pelo SENAC, que foram representados, respectivamente, pelo advogado José Navarro e por Caroline Cajazeiras Alves Araújo.
Desenvolvimento de ações educativas
O Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça encerrou em 2013 a sua terceira edição. Tem como objetivo principal desenvolver ações educativas com os estudantes das escolas públicas, a fim de esclarecer e disseminar conhecimentos sobre a missão, funções, competências e atividades da Justiça Federal no Ceará.
O conteúdo do programa das visitas alberga discussões sobre a missão da Justiça Federal na sociedade, a competência constitucional da Justiça Federal, a estrutura e funcionamento da Seção Judiciária no Ceará. Exemplos de ações cíveis na área previdenciária, sistema financeiro de habitação, tráfico internacional de drogas, crimes ambientais e outros de interesse dos alunos também são discutidos nos encontros. Os magistrados que recebem os alunos falam de suas atribuições na magistratura federal e dão noções de cidadania e ética.
Homenagem a Nelson Mandela
“Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida…E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo”. (Nelson Mandela)
No encerramento da Solenidade, Gisele Peixoto Bezerra Lima e Marta Elizabeth de Sousa e Silva, equipe técnica da ESMAFE-CE, fizeram uma homenagem ao presidente Nelson Mandela, com a leitura de seu discurso de posse, em 1994, e que, nessa Solenidade, ecoou como mensagem de Natal.
A solenidade de encerramento do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça foi prestigiada por representantes do Projeto Primeiro Passo, Ivone Queiroz de Oliveira e Francisco Fernando do Vale Gomes, pelo advogado José Navarro (OAB-CE), por Caroline Cajazeiras Alves Araujo (Gerente do SENAC), Leonardo Lima Vasconcelos Carneiro (professor), Maria da Paz (Coordenadora Pedagógica do Instituto de Educação do Ceará), Maria Eliete Soares Maia (professora da formação de professores do Instituto de Educação do Ceará). O Diretor da Secretaria Administrativa da Justiça Federal no Ceará, Antônio Carlos Marques, representou a Instituição bem assim a Direção do Foro.
Momentos marcantes:
Entrega dos prêmios:
Mais imagens
{galeria}noticias/2013/12/20/Slide/{/galeria}