Servidores participam de reunião para validação das competências organizacionais definidas para as Varas Cíveis Federais
Nesta terça-feira os servidores das Varas Cíveis Federais de Fortaleza participaram da reunião que deu continuidade ao Programa de Gestão por Competências. O objetivo foi mapear as competências organizacionais das Varas Cíveis Federais e validá-las de acordo com o planejamento estratégico da Justiça Federal no Ceará.
Na ocasião, os servidores tiveram a oportunidade de visualizar as principais competências de uma Vara Cível relacionando-as às quatro fases do processo: análise, instrução, julgamento e execução.
Ao final do Programa será lançado um formulário com sugestões de competências para melhor avaliação e otimização do trabalho dos servidores.
O servidor Madson Parente analisa estas reuniões de validação como instrumentos importantes onde a empresa responsável pela pesquisa partilha os passos e a metodologia que são utilizados durante o programa, dando um caráter participativo ao processo.
Para Madson este encontro enaltece o objetivo de perseguir a missão da Justiça. Sendo os servidores “as peças fundamentais que, melhor capacitadas, prestam um melhor serviço jurisdicional”.
A pesquisa foi conduzida pelo professor Marcos Antonio Martins Lima que é doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Membro do Project Management Institute – PMI, Pensilvânia, EUA e membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Gestão, Avaliação Educacional e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento, recursos humanos, processos, avaliação educacional e institucional.