Nesta segunda-feira, 14/6, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) recebeu a visita virtual do Presidente da nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) para o biênio 2021-2023, desembargador federal Edilson Nobre, juntamente com o Corregedor Regional, desembargador federal élio Siqueira Filho. A iniciativa está sendo realizada em toda a 5ª Região.
Na ocasião, foram discutidos temas como a autogestão em saúde da Justiça Federal da 5ª Região; a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a especialização de Vara Federal par tratar sobre saúde; ações de racionalização de energia elétrica nos fóruns; a volta gradual ao trabalho presencial e a avaliação positiva do teletrabalho, diante da grande produtividade e eficiência observadas com a implantação do plantão extraordinário.
Ressaltando a importância do encontro, o Presidente do TRF5 considerou: “Já que não podemos ir presencialmente às Seções Judiciárias, decidimos nos reunir pela via eletrônica, uma via mais distante, porém necessária para que possamos expor algumas questões e ouvir os sentimentos e problemas que afetam cada Seção.”
Ao ser indagado sobre a questão da racionalização da energia elétrica, o Diretor do Foro da JFCE listou todas as ações promovidas pela Seção Judiciária no Ceará: “Temos várias soluções de economia de energia, sendo uma delas o modelo de iluminação dos ambientes. Nós estamos atentos e com certeza manteremos essa linha”.
Com relação à Corregedoria, o desembargador federal élio Siqueira pontuou que “há um projeto em andamento visando uma sistematização, atualização, do regimento e das normas em geral da Corregedoria, com a participação dos juízes de todas as Seções. Dentro dessa perspectiva, a ideia é colher sugestões para que a Corregedoria não cumpra um papel de ser um elemento de constrangimento da atividade jurisdicional. Acho que esse não é o nosso papel, e sim identificar eventuais problemas e trazer soluções, boas práticas e disseminá-las e adequá-las nos locais onde elas possam ser implementadas”.
Além do Diretor do Foro da JFCE, juiz federal Alcides Saldanha, e da Vice-Diretora, juíza federal Gisele Sampaio, estavam presentes os juízes federais Jorge Luis Girão Barreto, da 2ª Vara; George Marmelstein Lima, da 3ª Vara; João Luís Nogueira Matias, da 5ª Vara; Leonardo Resende Martins, da 6ª Vara; Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara; Danilo Fontenelle Sampaio, da 11ª Vara; Niliane Meira Lima, da 14ª Vara; Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque, da 17ª Vara; Thiago Mesquita Teles de Carvalho, da 19ª Vara; Ricardo José Brito Bastos Aguiar de Arruda e Gabriela Lima Fontenelle Câmara, da 23ª Vara; Fabrício Ponte de Araújo, da 25ª Vara; José Maximiliano Machado Cavalcanti, da 28ª Vara; Elise Avesque Frota, da 29ª Vara; Claudio Girão Barreto, da 30ª Vara; Iaci Rolim de Sousa, da 31ª Vara; Leopoldo Fontenele Teixeira, da 1ª Turma Recursal; Gustavo Melo Barbosa e Paula Emília Moura Aragão de Sousa Brasil, da 2ª Turma Recursal; Nagibe de Melo Jorge Neto e André Dias Fernandes, da 3ª Turma Recursal.