O Comitê Gestor do Programa de Bolsa de Estudos Juíza Federal Débora Aguiar prorrogou, até o dia 14 de janeiro de 2025 (segunda-feira), o prazo para inscrições no processo seletivo. A decisão foi oficializada pelo presidente do Comitê, juiz federal João Batista Martins Prata Braga, conforme Edital nº 1/2025. As inscrições para o processo seletivo estão detalhadas no Edital nº 19/2024, onde é solicitada documentação que comprove a situação socioeconômica dos(as) candidatos(as) e comprovação de classificação no ENEM (edições de 2020 em diante).
A oportunidade é destinada a estudantes de Direito com perfil socioeconômico vulnerável, que podem se inscrever exclusivamente pelo site da Faculdade Princesa do Oeste (www.fpo.edu.br). O Programa, que homenageia a magistrada Débora Aguiar, busca proporcionar desenvolvimento educacional e profissional por meio de bolsas integrais para o curso de Direito.
Retificação do cronograma
Com a prorrogação, o cronograma do processo seletivo sofreu ajustes:
- Fim do período de inscrições: 14/01/2025
- Divulgação dos 10 candidatos melhor classificados: 15/01/2025
- Entrevistas: 17/01/2025
- Período de matrícula do(a) classificado(a): 23 e 24/01/2025
Etapas do processo seletivo
Os candidatos serão avaliados em três fases:
- Avaliação das notas do ENEM (eliminatória);
- Análise documental (eliminatória);
- Entrevista (classificatória).
As duas primeiras etapas são conduzidas pela Faculdade Princesa do Oeste, e a fase final será realizada por uma banca composta pelas juízas federais Paula Emília Moura Aragão de Sousa Brasil e Maria Júlia Tavares do Carmo Pinheiro, além do professor José Weidson de Oliveira Neto.
O Programa de Bolsa de Estudos Juíza Federal Débora Aguiar foi criado em 2020 para homenagear a magistrada que superou barreiras sociais e alcançou altos cargos na magistratura. O objetivo é promover inclusão social e educacional por meio de parcerias institucionais e acadêmicas.