O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Vladimir Carvalho, promoveu nessa segunda-feira, 27/7, uma nova reunião telepresencial com os diretores de Foro das Seções Judiciárias vinculadas (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), visando a coletar informações sobre a Covid-19 e a situação epidemiológica nos estados que compõem a Justiça Federal da 5ª Região (JF5). O encontro teve o objetivo, ainda, de ouvir as opiniões dos referidos gestores sobre o retorno gradual às atividades presenciais.
Na ocasião, os diretores das Seções Judiciárias também apresentaram estudos para um plano de retomada. Como destacado pela Presidência, caberá ao Pleno do Tribunal avaliar e aprovar o calendário do plano de retomada de cada Seção Judiciária vinculada.
Para o presidente do TRF5, o momento exige cautela. “O tempo é o grande mestre disso tudo. Estamos lidando com vidas humanas”, ratificou Carvalho, ressaltando que os prédios da Justiça Federal da 5ª Região não possuem janelas, ou seja, não têm ventilação natural, o que dificulta a permanência de pessoas em um mesmo ambiente.
Integrantes do Grupo de Trabalho de Prevenção para Implantação e Acompanhamento do Retorno Gradual às Atividades Presenciais na Justiça Federal da 5ª Região também participaram do encontro, que obedece ao previsto no Ato nº 222/2020, da Presidência do TRF5. O Ato institui e determina reuniões periódicas do GT, ao qual cabe analisar, junto com os diretores de Foro, os dados da Covid-19 em cada Estado, para, de acordo com a realidade local e ouvido o Pleno do TRF5, retomar as atividades presenciais, suspensas desde o dia 20 de março deste ano.