Uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Justiça Federal no Ceará trouxe acadêmicos do curso de psicologia para realizar uma pesquisa qualitativa sobre o perfil sócio-demográfico dos adolescentes participantes do Projeto ‘Primeiro Passo’, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará. Auxiliados pela professora Raquel Coelho, os estudantes, Romulo Amâncio e Denise Costa, entrevistaram todos os estagiários de ensino médio que atuam nos diversos setores e nas unidades da JFCE, na capital e interior.
O objetivo principal da pesquisa foi identificar as percepções dos adolescentes sobre o estágio e sobre as perspectivas para o mercado de trabalho. O diretor do Foro, juiz federal Leonardo Resende Martins, diretores dos Núcleos e de Secretaria das Varas da JFCE, os coordenadores do Projeto Ampliando Horizontes na JFCE, Inês Barguil e David Cruz, assistiram à apresentação dos resultados da pesquisa, em reunião, na tarde da última segunda-feira (15/12).
Resultados:
Como a bolsa é utilizada, quais as perspectivas de futuro, o que mais gostam e o que menos gostam no estágio foram algumas das questões da análise, que apontou pontos importantes a serem trabalhados no projeto.
A pesquisa revelou que o nível de satisfação dos adolescentes com o estágio na JFCE é alta: 96% disseram que se sentem bem no estágio, 63% se sentem acolhidos e 34% dos jovens se dizem valorizados. O grande impacto da pesquisa é sobre a perspectiva de futuro: 66% admitiram querer cursar uma faculdade, enquanto 16% querem prestar concursos público e cursar faculdade.
Segundo o levantamento, a instituição tem cumprido o papel de acolhimento e oportunidade de trabalho para os jovens. Porém, há pontos de melhoria a serem trabalhados.
Tópicos críticos:
– O desafio dos turnos:
Um dos pontos críticos apontados na pesquisa é sobre os turnos de trabalho. Muitos adolescentes sentem a necessidade de transferir as aulas para a noite, adaptando-se aos horários de estágio e modificando a rotina de estudos. Para que não haja prejuízo à educação dos jovens, os presentes à reunião sugeriram parcerias com os gestores dos adolescentes, para melhorar a administração dos horários e funções.
– O próximo passo:
Outro tópico de melhoria discutido no encontro foi o final do contrato. É preocupação da JFCE a finalização do estágio e a perspectiva de futuro dos jovens estagiários. Nessa ótica, os presentes debateram formas de facilitar a transição para o próximo passo: o mercado de trabalho.
A pesquisa foi um ponto de partida importante para conhecer o que pensam e o como atuam os jovens estagiários de ensino médio. Os itens de melhoria serão discutidos, posteriormente, em nova reunião com todos os gestores, para traçar ações concretas sobre o projeto.