O magistrado passou a ocupar a vaga decorrente da ascensão de Luiz Alberto Gurgel de Faria ao STJ
O mais novo membro Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Paulo Cordeiro, tomou posse, ontem (14), no Pleno da Corte, em solenidade que contou com presenças de magistrados, advogados, familiares, amigos e várias autoridades, como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão (presidente), Luiz Alberto Gurgel de Faria e José de Castro Meira (emérito); o prefeito de Maceió e de Aracaju, respectivamente, Rui Palmeira e João Alves Filho; a prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha; o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Luiz Dantas, entre outras.
Em seu discurso de abertura da solenidade, o presidente do TRF5, desembargador federal Marcelo Navarro, afirmou que se sentiu especialmente feliz, pois deu posse a um “querido amigo e um grande magistrado”, durante a primeira sessão plenária que presidiu. “Com certeza, Paulo Cordeiro vai honrar e engrandecer esta Casa”, ressaltou.
Saudação – Responsável por saudar o mais novo membro do Tribunal em nome da Corte, o desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima destacou a sólida formação jurídica de Paulo Cordeiro: “como juiz, além de preparo intelectual, que o permite integrar qualquer tribunal do País, por mais especial que seja, é produtivo e organizado, recebendo merecidos elogios de todos os corregedores que examinaram a 3ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas, de que até hoje era titular. Nenhum deixou de destacar tratar-se de vara modelo a ser estudada e imitada. Contudo, o aspecto que mais se sobressai de sua segura judicatura é o equilíbrio e o bom senso, mercadorias de raro valor e tão em falta nos dias que correm”.
Os representantes do Ministério Público Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil, respectivamente, o procurador chefe da Procuradoria Regional da República na 5ª Região, Francisco Chaves dos Anjos Neto e o advogado e conselheiro da OAB, Felipe Sarmento, também saudaram o mais novo desembargador federal do TRF5, destacando a competência e produtividade do magistrado, entre outras qualidades.
O desembargador foi indicado quatro vezes pra compor listas tríplices para o TRF5, mas só agora foi nomeado, momento pelo qual agradeceu à persistência dos colegas. “Eu espero que essa recompensa (ingressar no TRF5), longe de me inebriar, me dê mais lucidez e humildade no exercício da profissão de juiz e que me inspire a ter uma visão mais justa dos seres e da vida”. Paulo Cordeiro passou a ocupar a vaga decorrente da ascensão de Luiz Alberto Gurgel de Faria ao STJ.