O Núcleo de Tecnologia da Informação da Seção Judiciária do Ceará acaba de instalar em toda a rede de microcomputadores desta seccional o software livre Cacic – Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais. Ele funcionará como ferramenta primordial para o gerenciamento de todo o parque computacional da Justiça, fornecendo diagnósticos precisos acerca da identificação de hardware e software instalados nas máquinas.
O Cacic é o primeiro software público do Governo Federal, resultado do Consórcio de Cooperação entre a Secretaria de Logística Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV). O software é capaz de disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nas varas e subseções, os tipos de softwares utilizados e licenciados e configurações de hardware. O Cacic também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, ampliando o controle e a segurança na rede.
“Agora temos a praticidade de obter a qualquer momento um ‘raio-x’ eficiente e rápido de toda a situação dos micros da Justiça Federal no Ceará”, comemora o supervisor do setor de administração de sistema e segurança, Luís José Machado de Sousa. Isso é possível porque cada máquina recebe um ‘agente’ conectado a um servidor que capta e atualiza os dados sempre que solicitado, explica. Assim, podemos detectar, por exemplo, a retirada de um pente de memória de um computador, pois o relatório acusaria a falta dele. “Será uma redução significativa no tempo dedicado ao controle patrimonial, que anteriormente era feito verificando cada máquina”, esclarece.