Nesta quarta-feira, 29/5, o Laboratório de Inovação da JFCE (INOVAJUS), em parceria com o Laboratório de Inovação do TJCE (LABLUZ) e Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), realizou uma oficina com o objetivo de entender a viabilidade do projeto denominado “Teatro PopRua – Comunicando com eficiência para a população em situação de rua sobre serviços que podem ser ofertados pela JFCE e TJCE”.
A oficina foi facilitada pelo coordenador executivo do INOVAJUS, Vinícius Sousa, e realizada através de metodologias aplicáveis ao ambiente da inovação. Teve como objetivo central entender quais são os requisitos necessários para oferecer à população em situação de rua uma comunicação eficaz sobre direitos que podem ser conquistados para o resgate da cidadania através de órgãos das Justiças Estadual e Federal.
O estudo da viabilidade foi colocado em prática através da Matriz SWOT, uma ferramenta de gestão que se baseia no estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma situação, empresa, produto, indústria ou até uma pessoa. O acrônimo SWOT é uma sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Após as definições sobre esses quatro elementos, partiu-se para a formulação de proposições da Análise SWOT. Os participantes da oficina chegaram juntos à conclusão de que o projeto é viável e pode ser colocado em prática.
Através da ferramenta “To do List”, foram estabelecidas ações necessárias para os próximos passos do projeto. Essas ações incluem definir os requisitos do projeto, como formato, papéis, viabilidade orçamentária, cronograma e todos os artefatos necessários; buscar parcerias com instituições públicas e privadas (DPU, Estado do Ceará, OAB, SESC, BNB, OSs, Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante); e inscrever a iniciativa como projeto da Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para a inscrição como projeto nos moldes estabelecidos pelo CNJ, foram produzidos os artefatos necessários que serão enviados na plataforma Renovajud.