“Perceber a dor do outro, suas dúvidas, dificuldades e necessidades nos proporciona melhores condições para buscarmos as soluções”. Para a servidora da Justiça Federal no Ceará (JFCE) Vânia Maria Braga Mendes, essa foi a principal percepção decorrente da recente Oficina de Design Thinking, realizada entre os dias 2 e 4 de maio pelo Laboratório de Inovação da JFCE – Inovajus.
A oficina, voltada à busca da melhoria contínua dos serviços prestados à população, reuniu diversos usuários da JFCE, incluindo juízes, diretores, servidores das áreas administrativas e judicial e terceirizados. Contou também com um representante da advocacia, de modo a ensejar uma visão múltipla dos temas abordados. O laboratorista Francisco Adeilton de Araújo Rodrigues, mediante o uso de metodologias ágeis, proporcionou aos participantes uma abordagem inovadora e prática as questões debatidas, sempre no objetivo de colocar o jurisdicionado como o principal foco das soluções.
Segundo Vânia, “como se tratou de uma oficina com a participação de vários ‘atores’ que atuam diretamente no dia a dia da JFCE e cada um avaliou situações sob seu ponto de vista e a partir dele, tivemos a oportunidade de conhecermos também um pouco mais da realidade de cada um. As mudanças, mesmo que não ocorram na proporção dos desejos de cada um de nós, com certeza, poderão ser percebidas à medida que nos propusermos a colaborar, com ideias, sugestões, discussões e, sobretudo, participação efetiva”.
O juiz federal Júlio Coelho, coordenador do laboratório, destacou a importância da incorporação de metodologias inovadoras nos projetos de gestão da JFCE: “A incorporação dessas metodologias pretende que nossas ações de gestão estejam sempre focadas nas pessoas e que as decisões administrativas tenham em conta a empatia e o acolhimento de todos os usuários”.
A inovação no serviço público é fundamental para aprimorar a eficiência e eficácia dos serviços prestados à população, além de promover uma maior transparência e participação social. A JFCE tem se empenhado nesse sentido, por meio do Inovajus, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo no âmbito da Justiça Federal.
Escute a matéria em áudio aqui.