A JFCE presta homenagem ao Oficial de Justiça, elo fundamental entre a Justiça e o Cidadão
A atuação dos oficiais de Justiça da JFCE destaca-se pelo espírito de firmeza e cooperação quer na execução do mandado judicial, quer na condução da operação. Não há lugar para o improviso, mas para a estratégia de ação. Não há espaço para o enfrentamento, mas para a aproximação, para o convencimento, fruto do diálogo a todo instante perseguido para o sucesso da operação.
Nessa segunda-feira (28), a Justiça Federal no Ceará comemorou o Dia Nacional do Oficial de Justiça. A solenidade foi conduzida pelo diretor do Foro da JFCE, juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá. Na oportunidade, reunidos na Central de Mandados, no edifício-sede da JFCE, os oficiais de justiça e a direção do Foro tiveram a oportunidade de proclamar o que foi dito ao início deste texto. Em verdade, o dia 25 de março é o Dia Nacional do Oficial de Justiça. Por ter caído em um feriado (Semana Santa), a JFCE celebrou a data nessa segunda-feira (28). O evento contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Reconhecimento pelos serviços jurisdicionais prestados
A Justiça Federal no Ceará tem em seu quadro funcional 105 oficiais de justiça, sendo 65 em atividade na Central de Mandados, em Fortaleza, e 40 oficiais de justiça nos serviços jurisdicionais nos juizados especiais da Capital e nas subseções interioranas.
A homenagem aos oficiais de justiça da JFCE contou com a participação da presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Estado do Ceará – ASSOJAF-CE, Kelma Lara. Em sua fala, durante a solenidade, ressaltou o reconhecimento ao trabalho dos oficiais de justiça pela Instituição. A seguir, Roger Lins, oficial de justiça, apresentou à direção do Foro algumas reivindicações da categoria. Mas, realçou o estreitamento das relações entre os oficiais de justiça e a direção administrativa do Foro: “Administração amiga dos oficiais de justiça”, enfatizou.
O diretor do Núcleo Judiciário, Vander Chaves, comentou sobre a relevância do trabalho dos oficiais de justiça, ressaltando as agruras e os desafios do dia-a-dia, no cumprimento de sua missão. “Somente quem está próximo dos oficiais de justiça é que pode entender esse trabalho”, observou Vander Chaves. Na oportunidade, a oficiala de justiça Marcia Novaes ressaltou a união e o companheirismo presentes na relação de trabalho.
Direção do Foro – diálogo permanente
“Cumprir sua missão, percorrendo caminhos desafiadores, com bravura e determinação”. A palavra da diretora da Secretaria Administrativa da JFCE, Raquel Rolim, ponderou o trabalho diferenciado do oficial de justiça: “Trabalho solitário, tomando decisões “na hora”, como fazer, como abordar, exposição a riscos de segurança” soaram nas palavras da diretora administrativa da Seção Judiciária do Ceará, que ainda refletiu: o oficial leva a justiça ao cidadão. É uma categoria que precisa ser valorizada.
Ao final dos pronunciamentos, o diretor do Foro da JFCE, o juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, destacou ser fundamental essa aproximação dos oficiais de justiça com a Administração. “A homenagem aos oficiais de justiça é uma prova do nosso reconhecimento”, colocou em tônica o magistrado. “O que for possível fazer, faremos em prol de nossos oficiais. A porta da administração do Foro está aberta para acolher as reivindicações, as críticas, as propostas, num contexto de diálogo e combinação de esforços”, pontuou o diretor do Foro.
Ponderou em sua fala, o juiz Bruno Carrá, sobre os desafios encontrados pela Administração, diante do quadro a que delineou “caótico”: cortes orçamentários, restrições nas demandas então definidas pela Administração. No entanto, convidou os oficiais de justiça a um constante diálogo, a um trabalho conjunto: “só assim nosso trabalho terá êxito”.
Um destaque da direção do Foro foi a preocupação com a segurança e a proteção dos oficiais de justiça.
Galeria de imagens da Homenagem aos Oficiais de Justiça da JFCE
{galeria}noticias/2016/3/29/Oficiais_de_Justiça/slide/{/galeria}